Rick and Morty teve várias contratações para essa terceira temporada e entre elas, várias roteiristas mulheres para escrever as histórias. E simplesmente por elas serem mulheres, os fãs da série animada fizeram vários comentários ofensivos e sexistas contra elas.
Jane Becker e Jessica Gao, as roteiristas, receberem várias mensagens machistas em suas redes sociais – o que fez as duas começarem a cogitar suas saídas da animação.
Em entrevista para a Entertainment Weekly, o co-criador de Rick and Morty, Dan Harmon, comentou que ele está bem irritado com o que aconteceu e que fica frustado em saber o tipo de fãs que a série animada mantém.
Essas pessoas, que querem proteger um conteúdo que eles acham que possuem – e de alguma forma combinam isso com a necessidade de se orgulhar do seriado –, muitas vezes relacionam isso com raça ou gênero. É ofensivo para mim por ser alguém que nasceu com o gênero masculino e pele branca, que há vários homens brancos [fãs de Rick and Morty] tentando promover essas ofensas assustadoras “protegendo” meu trabalho. Eu não quero esconder o fato de que eu odeio essas pessoas. É uma m*erda. E a única coisa que eu posso dizer é que se você tem sorte o suficiente para fazer um seriado ou programa que é realmente bom, é que as pessoas ruins também vão gostar. Você não pode simplesmente insistir que todos que assistam sua produção tenham a cabeça nos eixos. E falando por mim – eu não quero que a animação tenha uma posição política. Mas ao mesmo tempo, esses [assediadores] não são políticos e não representam a política. Eles representam alguma m*erda que eu provavelmente acreditei quando tinha 15 anos.
Harmon também falou que não faz sentido algum culpar o seriado animado ou um dos roteirista por qualquer problema que o espectador possa ter, porque todos escrevem Rick and Morty juntos.
As duas primeiras temporadas de Rick and Morty estão disponíveis na Netflix.