Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Assistimos ao primeiro episódio da segunda temporada de PSI
Séries, TV e Streaming

Assistimos ao primeiro episódio da segunda temporada de PSI

Contardo Calligaris usa sua própria experiência no ramo da psicanálise para se aprofundar nos temas abordados

Marina Val
Marina Val
02.out.15 às 23h55
Atualizado há mais de 9 anos
Assistimos ao primeiro episódio da segunda temporada de PSI

PSI é uma série brasileira original da HBO, criada por Contardo Calligaris. Ela narra a vida do médico psiquiatra, psicoterapeuta e psicanalista Carlo Antonini (Emílio de Mello) e o relacionamento dele com os pacientes dentro e fora do consultório. Ao longo dos episódios, a série aborda diversos transtornos mentais, porém sempre com o cuidado de não retratar ninguém como um monstro.

Na primeira temporada, o “psi” estava desiludido com a profissão e desinteressado pelos problemas dos pacientes, constantemente empurrando casos para sua colega Valentina (Cláudia Ohana). Uma reviravolta no último episódio fez com que o Doutor Antonini decidisse passar um tempo na Itália. Na segunda temporada, ele retorna ao Brasil com o interesse renovado depois de um convite de um ex-paciente para coordenar uma ONG voltada para cuidar de vítimas de violência doméstica.

Watch on YouTube

O primeiro episódio da segunda temporada explora o tema da violência em seus diferentes níveis e tenta esclarecer para o espectador que o abuso pode não ser apenas aquele que deixa marcas na pele e ossos quebrados. Agressões verbais também são retratadas de maneira delicada e tentando mostrar os motivos pelo qual muitas mulheres tem receio de denunciar o crime.

Mesmo que seja um assunto retratado anteriormente em diversos filmes, séries e novelas, Contardo Calligaris usa sua própria experiência no ramo da psicanálise para se aprofundar no assunto e mostrar que a questão tem muito mais camadas do que pode parecer inicialmente.

Apesar de o Doutor Antonini ocupar um novo cargo na ONG, ele não vai abandonar o consultório, o que vai permitir explorar temas que não foram tratados na primeira temporada, como exorcismo e sadomasoquismo.

Muito mais que uma boa série, PSI é uma maneira essencial de contar histórias que fazem o público entender alguns temas complexos relacionados a transtornos mentais e, quem sabe, acabar com preconceitos que impedem pessoas de procurar entender as suas próprias neuras. Afinal, segundo o Doutor Antonini, a normalidade é um transtorno como outro qualquer.

A segunda temporada de PSI estreia em 4 de outubro às 22h na HBO.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais