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Por que Superman: American Alien é a melhor HQ do personagem em anos
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Por que Superman: American Alien é a melhor HQ do personagem em anos

Vamos falar sobre Clark Kent.

Guilherme Jacobs
Guilherme Jacobs
18.fev.16 às 17h40
Atualizado há mais de 9 anos
Por que Superman: American Alien é a melhor HQ do personagem em anos

Não é preciso um especialista para perceber que a DC Comics tem, e sempre teve, um problema com o Superman. Desde que a Marvel entrou com tudo na briga dos quadrinhos com Amazing Fantasy #15 e a estréia do Homem-Aranha, a DC tem tentado revitalizar o personagem, consertar um problema que, na verdade, não está no herói, e sim na editora.

Em 1985, John Byrne atualizou o Superman com The Man of Steel, uma história que transformou Lex Luthor em um executivo poderoso, deixando pra trás seus tempos de cientista maluco e alterou alguns pontos da continuidade. Em 1992, Dan Jurgens matou o Homem de Aço e o trouxe de volta, numa das piores decisões corporativas da linha até hoje, já que as vendas de Action Comics caíram drasticamente na época. Em 1997, ele foi dividido em dois corpos. Em 2011, os Novos 52 aconteceram. Em 2015, ele perdeu seus poderes, identidade secreta e capa.

Podemos citar mais exemplos, mas não é difícil de entender que a DC acha que existe um problema conceitual com o Superman, e muita gente concorda com essa opinião. Ele é chato, é poderoso demais, é invencível, bonzinho demais, impossível ligar pra ele, se ver no personagem, por ai vai. O que ela não percebe é que esse problema foi causado pela própria editora. Tirando as mudanças na mitologia de John Byrne, praticamente toda mudança que aconteceu com o Superman envolve, de alguma forma, tirar os poderes do personagem, afetar seu lugar no universo ou torná-lo do mal/sombrio.

Entretanto, parece que todo mundo esqueceu do "man" e focou apenas no "Super." Clark Kent tem cada vez menos lugar nas histórias do personagem, e as melhores dos últimos anos - Legado das Estrelas de Mark Waid, Brainiac O Último Filho de Geoff Johns, o metalinguístico Identidade Secreta de Kurt Busiek e até o maluco e gigantesco Grandes Astros: Superman de Grant Morrison - focam mais no lado humano do personagem. Mesmo que suas aventuras envolvam aliens, deuses, multiversos, poderes ilimitados ou viagem no tempo, o coração está no menino que cresceu no Kansas com uma família pacata e simplesmente gosta de fazer a coisa certa sempre que possível, não no kryptoniano invencível, mesmo que ele esteja lá também. Agora, pela primeira vez em anos, a DC Comics tem uma história que está fazendo exatamente isso, e não é a toa que ela rapidamente se tornou a HQ atual favorita dos fãs do Supes, seu nome é Superman: American Alien, de Max Landis.

Superman American Alien 6 Cover

Landis é um fã declarado do personagem, e vale a pena recapitular sua história com ele. Em 2012, ele lançou uma paródia de A Morte do Superman no YouTube, deixou suas opiniões sobre O Homem de Aço bem claras e então fez um vídeo de 40 minutos contando uma ideia sua para um arco do Superman. Isso chamou a atenção da DC Comics, que o contratou para Action Comics Annual #1 dos Novos 52, e então ele escreveu uma história em duas partes para Adventures of Superman, e esta foi indicada ao prêmio Eisner.

Isso tudo nos traz para American Alien, uma mini-série de sete capítulos com sete histórias diferentes de Clark Kent em fases diferentes da sua vida. Nas palavras de Landis, são histórias que o repórter do Planeta Diário "te contaria se você saísse para beber com ele." A primeira mostra Clark, criança, aprendendo lidar com suas emoções. A segunda mostra sua frustração com crimes em Smallville, na terceira ele acaba na festa de aniversário de Bruce Wayne e percebe como há injustiças no mundo, e na mais recente, conhece Lois Lane. Até agora, a palavra Superman nem foi dita e o foco tem sido em momentos que servem como base para a personalidade de Kent e representam o que o torna tão fascinante para o roteirista. Landis explica melhor:

“Meu fascínio com o personagem do Superman vem da ideia que ele é não é arquétipo, mas sim um cara numa roupa. Porque, no fim das contas, Clark Kent é o que realmente me interessa como escritor; quem é o cara, por que ele faz o que faz, e o que motiva ele. Eu tenho uma reverência tremenda pelo compromisso desse homem fictício com a bondade; eu amo que o poder absoluto não corrompeu ele, mas sim absolveu ele da loucura e medo que nos roubam da bondade e nos transformam em animais selvagens.”

Todas as histórias de American Alien tem isso no coração. Elas não tratam o Superman como um alter-ego ou a verdadeira personalidade de Clark Kent, mas apenas Clark Kent usando uma capa. Elas não tratam Clark como um humano que se descobriu alien, mas como um alien que cresceu como humano e rapidamente descobriu que podia derrubar as coisas com suas mãos. Ele não tem um momento mega dramático na vida, seus pais não morrem um beco, seu tio não é assassinado por sua culpa. American Alien mostra que se tornar o Superman foi simplesmente a escolha mais lógica para Clark.

Essa é a diferença dele. A narrativa criada por Jerry Siegel e Joe Schuster não durou mais de 75 anos porque mostra problemas intergalácticos. Eles são legais de se acompanhar também, mas ela durou porque, nas mãos de um bom escritor, o Superman é só uma pessoa como eu e você. Ele é Clark Kent, que por acaso tem poderes especiais. Ele não é um gênio bilionário, não é o cara mais bonito na festa, não é um excelente piadista, ele é um cara que teve seu coração quebrado no ensino médio da escola, que ficou um tempo sem saber o que cursar na faculdade e que fora isso também é capaz de levantar um carro.

Em American Alien nós vemos sua briga interna quando ele descobre sua ascendência alienígena, sua dificuldade em ficar parado sem fazer nada na face do crime, sua revolta com injustiças sociais e a claridade que vem em sua mente quando ele entende o que deve fazer. Tudo isso em meio a interações fascinantes com seus pais, Oliver Queen, Bruce Wayne, Lois Lane e, claro, Lex Luthor. Clark cresce como personagem tridimensional antes primeiro. Ele é desenvolvido em uma pessoa, não transformado em uma figura. Os dramas não envolvem problemas que só o Superman viveria, mas sim coisas que todos nós enfrentamos. Momentos de crescimento, dor, tristeza, alegria, amor.

Por que focar em Clark Kent e não em Superman? Mais uma vez, para Landis:

“Clark Kent é um homem interessante. Já houveram diversas histórias sobre os primeiros dias do Superman. Eu não estou aqui pra revolucionar nada. Eu vou, por outro lado, fazer coisas que você nunca viu com o personagem. Estas são histórias que Clark te contaria se você fosse o melhor amigo dele. Emocionantes, tensas, violentas, sexy, e ocasionalmente bem densas. Eu estou tentando fazer algo familiar mas diferente."

Essa é a chave do sucesso que a DC Comics por alguma razão tem dificuldade em encontrar. Ao invés de se preocupar em deixar o Superman mais moderno, mais raivoso, mais sombrio (alou, Batman vs. Superman) mais cool, ela simplesmente precisa deixa-lo mais humano. Isso não significa tirar seus poderes, mas desenvolver o personagem que existe por baixo do S. Uma das razões pelas quais O Homem de Aço não fez tanto sucesso, é porque o arco de Clark Kent é basicamente inexistente. A única dúvida que ele tem é se deve ou não se expor para o mundo, depois disso é pancadaria e destruição, e olha que eu gosto do filme. A audiência, o público, não tem onde se agarrar, não cria um relacionamento com o herói porque ele é apenas um deus distante, não alguém que pode ser seu amigo.

American Alien foca em histórias bem pequenas, algumas não duram nem um dia. Não há ameaças ao mundo, nem mesmo a Metropolis. Mas a ideia de focar em Clark, e não em Superman, funciona em qualquer tipo de narrativa. Na fantástica capa de Frank Quitely para Grandes Astros: Superman #1 não vemos o último filho de Krypton posando com seus músculos, mas sim sentado - numa nuvem, é claro - com a capa por cima dos ombros, sorrindo como se te convidasse para conversar. Durante toda a saga de Grant Morrison, o foco se mantém nesse homem.

As pessoas não estão interessadas em se conectar com um símbolo de verdade e justiça, mas elas estão dispostas a acompanhar um cara que decide fazer coisas boas simplesmente porque fazer coisas boas faz mais sentido do que ficar em casa assistindo um desastre pela televisão. Nenhuma tragédia motiva Clark Kent a salvar pessoas, ele só faz isso porque, bom, ele é Superman.

Max Landis sacou isso. Vamos torcer pra DC Comics - e consequentemente, a Warner Bros. Pictures - sacarem isso também.

Superman American Alien 7

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