A chegada de um novo The Legend of Zelda sempre é motivo para o despertar de mais teorias de fãs em relação às linhas temporais da franquia — e com Echoes of Wisdom não é diferente.
Mas há um tempero especial no novo jogo, uma vez que dá uma bela mexida na história que passamos a conhecer e amar por todos esses anos. Desta vez, Zelda é a protagonista jogável, e precisa ajudar um Link em apuros e salvar o reino de Hyrule.
Isso, por si só, levantou algumas ideias inusitadas entre os fãs — e, inevitavelmente, levou ao questionamento: afinal, onde Echoes of Wisdom se encaixa nas linhas temporais de Zelda? A resposta, no entanto, não é tão clara quanto poderia ser (por enquanto).
Echoes of Wisdom se encaixa nas linhas temporais?

A má notícia é que a Nintendo ainda não se pronunciou oficialmente sobre a “posição” de Echoes of Wisdom nas linhas temporais de Zelda — que, caso você não esteja lembrado, são três ao todo.
Isso nos leva a apenas especulações de fãs sobre a possível ligação do novo jogo com outros capítulos da franquia.
A teoria mais recorrente na comunidade é de que Echoes of Wisdom teria ligação com Link’s Awakening (2019), servindo como uma continuação direta, uma vez que a estética do game da Zelda é idêntica ao do remake.
Para aprofundar um pouco mais em teorias, no entanto, temos que entrar em território de spoilers. Então fica o aviso de que comentaremos alguns elementos da nova história!
[Atenção! A partir de agora, spoilers de Echoes of Wisdom]
Como era de se esperar, Echoes of Wisdom apresenta uma narrativa que funciona perfeitamente sozinha e de forma independente — assim como a maioria dos Zelda —, transmitindo a sensação de que é um capítulo paralelo.
O que é importante ressaltar, no entanto, é que o jogo relembra alguns elementos importantes e “fixos” da história da saga, como a criação de Hyrule pelas deusas Din, Nayru e Farore, e a existência (e a força) da relíquia sagrada Triforce.
Mas Echoes of Wisdom brinca (mais do que estamos acostumados) com os pilares da lenda e bagunça com os papéis de mocinhos e vilões. Além da troca de protagonismo, Ganon não é o vilão principal da vez, mas sim Nulo — uma criatura inédita que pretende transformar o mundo num buraco negro.
Algo curioso é que o jogo confirma que Din, Nayru e Farore não criaram apenas a região de Hyrule, mas todo o universo, e que Nulo é um ser maligno que existia antes da criação de qualquer coisa.
Isso faz com que Echoes of Wisdom some detalhes interessantes à história geral da franquia — e, é claro, alimente mais e mais especulações. E se tudo não passar de um sonho? E se é uma realidade paralela? E se dá início a mais linhas temporais, graças à aparição de um novo vilão? São muitas possibilidades! Mas, agora, só nos resta esperar para ver se a própria Nintendo tem algo a dizer (ou confirmar, esperamos) sobre isso.
Zelda: Echoes of Wisdom está disponível para Nintendo Switch.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.