A Microsoft anunciou um grande corte de funcionários dos estúdios da Bethesda Softworks, chegando até a fechar várias desenvolvedoras da casa, como a Arkane Austin (Deathloop, Redfall) e a Tango Gameworks (Hi-Fi Rush, The Evil Within).
A informação foi revelada em email aos funcionários, enviado por Matt Booty, chefe da Xbox Game Studios, e publicado pelo IGN. Segundo o executivo, a onda de demissões é com o propósito de “priorizar títulos de alto impacto e continuar investindo no portfólio de jogos blockbuster da Bethesda”. Por conta disso, afirmou: “Essa reconsideração dos títulos e recursos significa que algumas de nossas equipes serão realocadas, enquanto outros colegas nos deixarão.”
Ao todo, quatro estúdios fecharão as portas:
- Arkane Austin — Braço norte-americano da francesa Arkane, que colaborou em Prey, Dishonored e outros, além de ser a principal responsável por Redfall e Deathloop. Os desenvolvedores serão realocados para outros estúdios da Bethesda, e os servidores dos jogos com componentes online continuarão de pé;
- Tango Gameworks — Estúdio japonês de Shinji Mikami, o criador de Resident Evil, que está por trás da franquia The Evil Within, Ghostwire: Tokyo e Hi-Fi Rush;
- Alpha Dog Studios — Desenvolvedora do game mobile Mighty Doom. O título será removido das lojas em 7 de agosto;
- Roundhouse Games – Antiga Human Head Studios (do Prey original, de 2006, e Brink), auxiliou a Arkane Austin no desenvolvimento de Redfall. Os desenvolvedores serão realocados para a ZeniMax Online, para auxiliar no desenvolvimento de The Elder Scrolls Online.
O email de Matt Booty ainda cita demissões nos times corporativos da Bethesda, sem citar números. Por fim, o executivo afirmou:
“Essas mudanças não refletem a criatividade e habilidade desses talentosos indivíduos dessas equipes, ou dos riscos que tomaram para tentar coisas novas. Reconheço que essas mudanças são disruptivas aos vários times da ZeniMax e da Bethesda.Estamos tomando decisões difíceis para ter a capacidade de melhorar o investimento em outras partes de nosso portfólio, e focar nos nossos games que são prioridade. Com a essa consolidação das equipes da Bethesda, poderemos investir mais em nosso portfólio de games e novas franquias.”
Um número total de funcionários demitidos ainda não foi divulgado. Infelizmente, demissões na indústria de games são uma tendência desde o início de 2024, com fechamentos de estúdios e cortes em diversas empresas do setor.
Essa não é a primeira onda de demissões na Microsoft no ano, também. Três meses antes, a empresa demitiu cerca de 1.900 funcionários.
Fonte: IGN