The Devil in Me é o quarto e último capítulo da primeira temporada da The Dark Pictures Anthology, saga antológica de jogos de terror do estúdio Supermassive Games, conhecido por Until Dawn.
A convite da Bandai Namco, conferimos uma apresentação que revelou as inspirações por trás da nova história e as mudanças que podemos esperar – ainda mais após o gosto amargo deixado pelo antecessor, House of Ashes, que teve uma recepção morna dos fãs e da crítica.
Trama mais realista
Os títulos da The Dark Pictures Anthology ficaram conhecidos por explorar elementos sobrenaturais, mas The Devil in Me pretende apostar em uma história mais “pé no chão”, na medida do possível.
O jogo é inspirado na história real do Dr. Henry Howard Holmes, mais conhecido como H.H. Holmes, o primeiro serial killer dos Estados Unidos.
Holmes foi um médico especializado em anatomia, que fundou um pequeno hotel em Chicago na década de 1890. O local aparentava ser normal, a princípio. No entanto, muitos hóspedes não chegavam a fazer check out e, após alguns anos, foi descoberto que Holmes os assassinava de maneira brutal.
O hotel era um casarão que supostamente guardava armadilhas, áreas secretas, salas de tortura, crematórios e até câmaras de gás para os assassinatos. Ao ser julgado, Holmes confessou ter matado 27 pessoas no local, mas investigações apontam que o número de vítimas pode ser maior e chegar até 200.
Com a revelação dos acontecimentos trágicos, o hotel de Holmes foi apelidado de The Murder Castle, que significa “O castelo do assassinato”, em tradução livre.

Já The Devil in Me acompanha um grupo de jovens que trabalha em um documentário sobre Holmes e recebe a ajuda inesperada de um homem desconhecido, que diz ser obcecado com casos de assassinatos em série e até criou uma réplica do Murder Castle.
Essa pessoa, então, os convida a visitar o local, mas com uma condição: não é possível levar celulares ou aparelhos do tipo. E, como bons protagonistas de uma história de terror que não prezam pela própria vida (ou inteligência), os jovens aceitam a proposta e este é o pontapé inicial para o game.

O jogo inteiro se passa dentro do hotel, que é uma recriação precisa (até demais) do “castelo” de Holmes. Com inspiração em filmes clássicos do gênero, como Jogos Mortais, O Iluminado e Psicose, a ambientação promete uma atmosfera tensa e claustrofóbica para deixar o jogador apreensivo o tempo inteiro.
O grupo principal é composto por cinco jovens, sendo que todos são personagens jogáveis. Assim como nos outros capítulos da Dark Pictures, você precisa fazer escolhas que vão moldar a história e definir quem vive ou morre. Os desenvolvedores ainda avisam que as mortes serão as mais brutais e sangrentas que o estúdio já fez, então é melhor já preparar o estômago.
Exploração (mais) densa
The Devil in Me manterá a jogabilidade base dos títulos da Dark Pictures, com poucos comandos de movimentação e foco em QTEs (comandos rápidos). Porém, a ideia é incentivar a exploração e, para isso, o jogo oferecerá mais mecânicas de movimentação que abrem possibilidades ao andar pelos cenários. Será possível interagir com mais objetos no ambiente, se esgueirar em frestas e até pular plataformas.
Além disso, cada personagem terá um item exclusivo, que possui utilidade única no jogo. Por exemplo, o produtor conta com um cartão de executivo que abre gavetas trancadas, enquanto o cinegrafista apresenta uma câmera que pode registrar os absurdos do hotel e a sonoplasta tem um microfone direcional que possibilita que escute pelas paredes.
Esses itens também podem ser perdidos ou até trocados entre os personagens, dependendo de suas escolhas. Os desenvolvedores frisam que eles são de extrema importância, pois podem prevenir (ou causar) uma morte. Então gerencie-as com cuidado!

Com apostas levemente diferentes, The Devil in Me terá uma história com cerca de sete horas de duração, sendo o capítulo mais comprido da Dark Pictures até então.
Fica a impressão que o jogo não aplicará mudanças significativas, mantendo a fórmula antológica de apresentar uma história de terror com múltiplos finais, que brilha no modo cooperativo – apesar disso não ter sido mencionado na apresentação.
No fim, fica a expectativa que o título aproveite seu potencial para entregar algo mais empolgante e polido que seu antecessor, House of Ashes. Só nos resta esperar para ver se isso realmente vai acontecer ou não.
The Devil in Me será lançado no dia 18 de novembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.