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Star Wars Outlaws é um mundo aberto sobre liberdade e consequências
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Star Wars Outlaws é um mundo aberto sobre liberdade e consequências

Batemos um papo com os diretores do jogo, que prometem uma experiência focada em um tema inexplorado da franquia

Tayná Garcia
Tayná Garcia
16.jun.23 às 19h14
Atualizado há cerca de 2 anos
Star Wars Outlaws é um mundo aberto sobre liberdade e consequências
Star Wars Outlaws/Ubisoft/Divulgação

Demorou algumas décadas, mas o primeiro mundo aberto de Star Wars está a caminho. Anunciado no último domingo (11), Star Wars Outlaws promete uma experiência diferente do que já vimos da franquia, apesar de parecer lutar para encontrar uma identidade.

O NerdBunker estava presente quando Outlaws foi anunciado no Xbox Games Showcase, em um pequeno auditório em Los Angeles, fazendo a plateia vibrar. O trailer pintou um jogo que não focava na Ordem Jedi, uso da Força ou retorno de rostos familiares, mas sim em uma aventura inédita de uma mercenária desconhecida.

Essa premissa foi o suficiente para deixar os fãs curiosos e, para entender melhor o que vem aí e ajustar as expectativas, a Ubisoft nos convidou para conferir uma apresentação a portas fechadas do jogo e conversar com Mathias Karlson, diretor-geral do projeto, e Navid Khavari, diretor de narrativa.

Propostas fortes, mas pouco convincentes

Star Wars Outlaws é o primeiro jogo de mundo aberto da franquia e apresenta uma história original da mercenária Kay Vess, sendo ambientada entre os filmes O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983).

Com ares de Han Solo, a protagonista sabe se virar (e muito bem!) com blasters e conta com a ajuda de uma pequena criatura chamada Nix, que atua como NPC acompanhante.

O combate parece todo voltado para golpes corpo a corpo e pistolas ao estilo blasters (Imagem: Star Wars Outlaws/Ubisoft/Divulgação)

A frase que mais ouvi ao participar da apresentação de Outlaws é que o jogo quer incentivar os fãs a “descobrirem uma galáxia de oportunidades”. Para isso, os desenvolvedores prometem uma experiência que prioriza a liberdade de quem está com as mãos no controle, que pode explorar aventuras espaciais como desejar.

Assim, a ideia é ter um mundo aberto com cidades densas e “vivas”, regiões vastas, transportes ao estilo Speeder e viagens livres entre planetas e espaço – ou seja, não há telas de carregamento ou cortes ao pilotar uma nave espacial. Tudo acontece de forma orgânica no gameplay.

"Queremos que seja possível estar em uma cantina, montar no Speeder em seguida e explorar regiões locais, então voltar para a nave e simplesmente pilotar pelo espaço”, explicou Karlson.

Para aprofundar a sensação de liberdade, escolhas de diálogos e até a forma como o jogador se comporta em certas sequências terão consequências que podem resultar (ou evitar) confrontos. No trailer do jogo, por exemplo, Kay se recusa a subornar uma pistoleira, o que faz com que alguns inimigos surjam na saída do bar. Os diretores reforçaram que casos do tipo acontecem a todo momento no game: "É mais profundo do que apenas escolhas. Ações também terão consequências". No entanto, ainda não se sabe se isso também causará múltiplos finais para a história.

Um local lucrativo é o espaço, que é um dos elementos mais importantes do jogo, sendo palco para lutas espaciais e muita exploração (Imagem: Star Wars Outlaws/Ubisoft/Divulgação)

Em termos de narrativa, a proposta de Outlaws é explorar um tema pouco aproveitado pelo universo de Star Wars: cidadãos comuns que precisam encontrar uma maneira de lucrar no meio da briga entre a Aliança Rebelde e o Império – o que é o caso de Kay. Isso, no entanto, significa fazer inimigos no caminho, então o jogo conta com um sistema de reputação que funciona de forma similar ao da franquia GTA, em que a protagonista pode entrar em estado de “procurada” dependendo de suas escolhas ou ações.

Os diretores ainda reforçam que o jogador sentirá os efeitos da reputação ao decorrer da história, mas não puderam entrar em maiores detalhes.

Com todo esse contexto, ainda há o pequeno Nix, o fiel companheiro de Kay. A origem da criatura é um mistério que será explorado na história, e Khavari afirma que a relação e a harmonia da dupla será refletida na jogabilidade.

“Kay foi uma pessoa solitária durante toda a sua vida, e o único ser em quem ela confia é Nix. Eles são uma espécie de reflexão um do outro. A única pessoa que o Nix confia também é a Kay", afirmou o diretor.

Tudo isso, segundo os desenvolvedores, faz Nix ser o único ponto fraco de Kay, dando a entender que veremos isso sendo abordado na história.

Pelúcias do Nix estarão disponíveis em breve! Quer dizer, provavelmente (Imagem: Star Wars Outlaws/Ubisoft/Divulgação)

Star Wars Outlaws pareceu ser um projeto com boas ideias e propostas relativamente únicas para um jogo de Star Wars. No entanto, o que foi mostrado ainda não foi o suficiente para realmente empolgar e elevar as expectativas da comunidade, justamente por deixar mais perguntas do que respostas.

A maior dúvida é se Outlaws apresentará uma aventura que transmite os principais sentimentos da franquia – mas parece que vamos ter que esperar para ver.


O lançamento de Star Wars Outlaws acontece em algum momento de 2024, mas sem data definida. O jogo estará disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

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