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Redfall pode se redimir no futuro?
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Redfall pode se redimir no futuro?

Jogo da Arkane decepcionou no lançamento, mas há esperança de retomada - assim como vários outros títulos já provaram

Arthur Eloi
Arthur Eloi
15.mai.23 às 16h17
Atualizado há quase 2 anos
Redfall pode se redimir no futuro?
Redfall/Arkane Austin/Divulgação

Redfall não teve um bom lançamento. O jogo saiu com diversos problemas de performance, e também com inúmeras decisões questionáveis de design que tornam a experiência frustrante, repetitiva e cansativa. Mas isso significa que não há salvação para o título da Arkane Studios?

No momento atual da indústria de games, parece que a data de lançamento não tem mais a importância que antigamente. Claro, quando algo sai em estado desastroso, a reputação da obra e do estúdio é manchada para sempre, mas há inúmeros exemplos de jogos que tropeçaram na saída mas eventualmente se encontraram.

O que Redfall precisa melhorar?

Redfall precisa de algo além de melhorias na performance: conteúdo inédito e mais interessante [Créditos: Divulgação]
No estado atual, o game não é só uma bagunça de desempenho técnico, mas também é infestado de missões repetitivas, que se tornam ainda mais maçantes pela falta de variedade de inimigos (que, por sua vez, tem péssima inteligência artificial). Alguns desses problemas podem ser corrigidos por atualizações, enquanto outros necessitam de conteúdos inéditos.

Em primeira instância, seria bom a Arkane resolver as questões de performance do título. Isso significa uma série de patches focados em melhorar a taxa de quadros, os problemas das texturas que não carregam, e também finalmente liberar o modo de 60fps que ficou de fora do lançamento. Garantir que o jogo rode bem sempre é a prioridade, mesmo que o conteúdo não seja dos melhores.

A partir disso, o estúdio passaria a ter problemas mais sérios nas mãos. Assim como qualquer modificação, ajustar a inteligência artificial dos inimigos definitivamente não é tarefa fácil, mas é uma que beneficiaria enormemente a experiência atual. Como muito gira em torno do combate, ter monstros e cultistas mais responsivos, agressivos e desafiadores faria com que a jornada não se tornasse tão tediosa assim.

Já os problemas de design são um pouco mais tensos de serem resolvidos, já que realmente  não existem soluções que não envolvam redesenhar tudo do zero. Nesse caso, só veremos missões mais interessantes e mais atenção à trama caso o estúdio opte por fazer conteúdo adicional ao título.

Ao que tudo indica, a Arkane ainda não jogará a toalha. O estúdio já prometeu dois novos personagens jogáveis no futuro, mas qualquer novidade além disso é incerta. O que poderia realmente ajudar o jogo seria uma expansão onde a desenvolvedora pudesse mostrar sua força. Algo em menor escala, pensado para fazer bom uso das mecânicas, da liberdade do jogador e com tramas intrigantes poderia convencer muita gente a dar uma segunda chance para Redfall.

Feito é melhor que perfeito? Como salvar lançamentos desastrosos se tornou tendência

Redfall não é o único jogo que desapontou no lançamento - o que pode dar esperanças de uma melhora no futuro [Créditos: Sea of Thieves/Divulgação]
Imaginar que a Arkane continuará dando apoio a um jogo tão problemático assim soa como insanidade, mas a prática já não é mais incomum. Em declaração ao Kinda Funny Games, Phil Spencer - o chefão do Xbox - assumiu a bronca pelo estado do game, e reforçou o comprometimento do estúdio em melhorar a experiência a longo prazo, citando outros jogos publicados pela plataforma que também deram a volta por cima:

Em termos de comprometimento ao jogo, a equipe da Arkane absolutamente está olhando para todo o feedback recebido, e seguimos trabalhando no modo de 60fps. Temos uma timeline boa para a chegada dessas melhorias, estamos comprometidos com resolver isso, e vamos continuar trabalhando no jogo. Já demonstramos esse comprometimento em continuar construindo a experiência com games como Sea of Thieves e Grounded.

Ambos os jogos citados por Spencer podem se encaixar na descrição, ainda que nenhum deles realmente tenha sido considerado “desastres” exatamente, apenas precários em conteúdo e otimizações. Porém é fato que só foram se tornar experiências únicas e relevantes com um fluxo constante de melhorias e novidades, além de uma base de fãs disposta a aguentar até os momentos mais sombrios e tediosos.

Exemplos do tipo se tornam cada vez mais frequentes. No cenário atual, até mesmo bombas como No Man’s Sky e Cyberpunk 2077, dois dos lançamentos mais fracassados e explosivos da história dos games, conseguem reconquistar os jogadores após intensas mudanças na performance e estrutura.

Aquele gosto amargo da estreia até pode ficar, mas a ideia de dar uma segunda chance consegue comover muita gente - e isso pode ser especialmente vantajoso para Redfall. Como parte do catálogo do Xbox Game Pass, o título pode ser facilmente conferido por qualquer curioso, sem custo adicional além da assinatura mensal do serviço da Microsoft. Dessa forma, não é difícil imaginar uma parcela de jogadores retornando caso o estúdio realmente coloque a mão na massa para tentar criar algo legal a partir dos destroços.

De Destiny a Final Fantasy XIV, ou então Warframe, Dead by Daylight e Rainbow Six Siege, há inúmeros casos que comprovam que o primeiro contato com um jogo já não passa mais sua impressão definitiva. Decepção e estresse são sentimentos difíceis de se livrar, e Redfall com certeza tem um longo caminho pela frente até se tornar digno de uma nova chance, mas é melhor não descartá-lo tão cedo assim.

Redfall está disponível para Xbox Series X | S e PC.

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