Em um dia como hoje, logo após do lançamento do trailer do novo filme do Homem-Aranha de Tom Holland, o que não faltam são teorias e hype sobre o longa que terá o retorno de personagens icônicos como Doutor Octopus e Duende Verde.
Mas que tal relembrar um multiverso diferente e nostálgico: a aparição do Teioso nos videogames?
Desde jogos arcade até os de mundo aberto, a evolução do herói no universo dos games foi bastante notável. Muitos desses títulos ainda guardam um cantinho especial no coração dos fãs. Por isso, decidimos relembrar algumas das passagens mais icônicas do “miranha” nos consoles.
Spider-Man: The Video Game
Lançado em 1991 pela Sega, Spider-Man: The Video Game é um beat ‘em up que conta com vários personagens jogáveis além do Homem-Aranha, como a Gata Negra e o Gavião Arqueiro.
O jogo chamou a atenção dos fãs na época por ter um modo cooperativo local e gráficos com cores vibrantes, capturando o estilo visual dos quadrinhos. Era uma experiência simples e despretensiosa, que focava na porradaria e oferecia uma boa dose de diversão aos fãs.
Spider-Man: The Video Game era jogável apenas em máquinas de arcade.
Spider-Man: Shattered Dimensions
Muitos não sabem, mas o Spider-Verse não existiria sem Shattered Dimensions. Lançado em 2010, o jogo é o responsável por colocar em prática a ideia de misturar diferentes universos do Teioso.
A história conta com quatro versões do herói: o Homem-Aranha de Peter Parker; o Homem-Aranha Noir; o Homem-Aranha 2099; e o Ultimate Homem-Aranha. O jogador controla todos em revezamento, com o objetivo de encontrar fragmentos escondidos nas quatro dimensões antes de Mysterio, o vilão do game.
Spider-Man: Shattered Dimensions está disponível para PC, PlayStation 3, Xbox 360, Wii e Nintendo DS.
Spider-Man
Com gráficos tridimensionais e muita inspiração nas HQs, Spider-Man de 2000 é considerado por muitos fãs como o primeiro jogo a realmente oferecer a sensação de como é jogar com Homem-Aranha.
O game apresenta uma história inédita que não economiza nas referências aos quadrinhos, ainda conta com o mesmo elenco de voz da série animada e é narrada por ninguém menos do que Stan Lee. Na época, a jogabilidade ainda impressionava por dar liberdade ao jogador, graças ao uso do mesmo motor gráfico de Tony Hawk's Pro Skater.
Spider-Man está disponível para Playstation 1, Nintendo 64, PC e Dreamcast.
Spider-Man: The Movie
Baseado no primeiro filme do Homem-Aranha de Tobey Maguire, Spider-Man: The Movie conta com a mesma história, abordando as dificuldades da “vida dupla” de Peter Parker em Manhattan e o Duende Verde como vilão.
Mas também apresenta novidades em relação à narrativa, com missões secundárias e pequenos arcos narrativos originais. Já em termos de jogabilidade, o jogo mantém as mecânicas básicas que fizeram sucesso no PlayStation 1, mas com uma leve refinada por se tratar de um console mais avançado na época.
Lançado em 2002, Spider-Man: The Movie está disponível para PlayStation 2, Xbox, PC e GameCube.
Spider-Man 2
Assim como seu antecessor, Spider-Man 2 é baseado no segundo filme do Homem-Aranha de Tobey Maguire, mas com missões secundárias e batalhas contra chefes adicionais que expandiram o escopo do mapa, indo além de Manhattan.
Oferecendo balanços de teia pelos prédios e atividades opcionais como impedir pequenos crimes nas esquinas, o jogo é considerado por muitos fãs como aquele que estabeleceu a estrutura de mundo aberto que foi usada em títulos futuros do herói do mesmo gênero.
Lançado em 2004, Spider-Man 2 está disponível para PlayStation 2, Xbox, PC, PSP, GameCube e Nintendo DS.
Ultimate Spider-Man
Desenvolvido pelo mesmo estúdio de Spider-Man: The Movie e Spider-Man 2, Ultimate Spider-Man foi um título com uma pegada mais ambiciosa, que tentou algo diferente de seus antecessores.
Com gráficos cartunescos, a história é diretamente inspirada nas HQs de Ultimate Homem-Aranha e adaptada pelo quadrinista Brian Michael Bendis. Além disso, o game ainda oferece Homem-Aranha e Venom como personagens jogáveis, deixando o jogador escolher entre os dois.
Lançado em 2005, Ultimate Spider-Man está disponível para PlayStation 2, Xbox, PC, GameCube e Nintendo DS.
Spider-Man and Venom: Maximum Carnage
Ainda na pegada de Venom jogável, Spider-Man and Venom: Maximum Carnage é um jogo que teve uma recepção mista quando foi lançado em 1994 por conta dos gráficos pixelados, fases repetitivas e jogabilidade desnecessariamente complicada.
No entanto, apresentar uma adaptação fiel à HQ Carnificina Total, enquanto é possível alternar entre Homem-Aranha e Venom ao som de uma trilha sonora grudenta, fez com que o game ganhasse um espaço no coração dos fãs.
Spider-Man and Venom: Maximum Carnage está disponível para SNES e Sega Genesis.
Spider-Man: Web of Shadows
Com uma história original, Web of Shadows brinca com a ideia de que Peter Parker muda completamente sua personalidade ao colocar o uniforme preto do simbionte Venom.
Isso porque o game deixa o jogador alternar entre o traje clássico (vermelho e azul) e o traje preto, o que afeta o herói e também o rumo da história. O final, por exemplo, depende de qual traje foi mais usado durante o game.
Spider-Man: Web of Shadows está disponível para PlayStation 2, PlayStation 3, PSP, Xbox 360, PC, Wii e Nintendo DS.
Marvel’s Spider-Man
A atual era do herói nos videogames não poderia ficar fora da lista. Marvel’s Spider-Man é o primeiro jogo do Teioso nas mãos da Insomniac Games, responsável por Ratchet & Clank e Sunset Overdrive.
Com uma sequência já anunciada, o game conta com uma história original com mais de dez vilões diferentes, que incluem Doutor Octopus, Wilson Fisk, Rino e até Senhor Negativo. E, ao que tudo indica, marca apenas o início de um universo que ainda deve durar por bastante tempo!
Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
Derivado do universo de Marvel’s Spider-Man, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales é o primeiro jogo a ter Miles Morales como protagonista jogável, como o próprio nome indica.
Também com uma história original, o game mostra a primeira missão solo de Miles, sem qualquer ajuda de Peter Parker, e aprofunda o personagem de forma cativante.
Marvel's Spider-Man para PlayStation 4 e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales para PS4 e PS5 estão à venda. Se adquirir, o Jovem Nerd pode ganhar comissões.