Lorne Lanning, diretor criativo de Oddworld: Soulstorm e cofundador do estúdio Oddworld Inhabitants, disse que a inclusão do jogo na PS Plus, serviço da Sony, foi "devastador" para a desenvolvedora.
Em uma entrevista ao podcast Xbox Expansion Pass (via GamesIndustry), o profissional afirmou que a produtora fez uma parceria coma empresa japonesa, pois precisava de um financiamento para terminar o game. O acordo, então, foi fechado com a decisão de incluí-lo na PlayStation Plus (para usuários de PS5) assim que lançasse, em janeiro de 2021.
No entanto, por conta do agravamento da pandemia, o estúdio precisou adiar a estreia em três meses, para o mês de abril. Este tempo foi o bastante para o número de jogadores com o console de nova geração aumentasse drasticamente.
A previsão inicial da produtora era de vendar de 50 mil a 100 mil cópias no lançamento. Todavia, o título foi baixado por mais de 4 milhões de pessoas no PS Plus, ocasionando em um número baixo de comercializações.
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Lanning não comentou qual foi o investimento da Sony no estúdio, mas, ao que parece, não foi o suficiente para alcançar a meta comercial da desenvolvedora em relação à venda do jogo.
Oddworld: Soulstorm também foi disponibilizado para PC e, posteriormente, para Xbox One e Xbox Series. O diretor não informou se as vendas em outras plataformas garantiram o objetivo de comercializações da produtora.