Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Novo malware pode ter infectado cerca de 78 mil jogadores de Fortnite
Games

Novo malware pode ter infectado cerca de 78 mil jogadores de Fortnite

Malware hackeava publicidade dos sites para oferecer falsos itens gratuitos do jogo

Tayná Garcia
Tayná Garcia
10.jul.18 às 18h24
Atualizado há quase 7 anos
Novo malware pode ter infectado cerca de 78 mil jogadores de Fortnite

De acordo com um anúncio oficial de Andrew Sampson, o CEO da Rainway, cerca de 78 mil jogadores de Fortnite que usaram o serviço de streaming de jogo da empresa, foram infectados por um novo malware.

Ele consiste em hackear todos os sites que os usuários acessarem, mostrando falsos anúncios de publicidade que oferecem itens gratuitos e exclusivos do jogo (como V-Bucks e skins especiais), prometendo dar vantagem aos jogadores.

Só que em vez disso, o malware conectava os computadores dos jogadores aos servidores de anúncios, gerando lucro aos responsáveis pela falsa publicidade.

Segundo a Rainway, eles detectaram o problema após diversos relatórios de erros mostrarem que uma quantidade muito grande de usuários estava tendo falhas de conexão ao servidor de anúncios — e logo encontraram um padrão: todos jogavam Fortnite.

Depois de descobrirem o que estava acontecendo, eles reportaram tudo para o provedor de serviços que o hospeda, que retirou o malware nocivo e calculou que ele foi baixado mais de 78 mil vezes. Ao todo, ele gerou 381 mil erros no serviço da Rainway.

As empresas responsáveis pelos anúncios do streaming, a Adtelligent e a Springserve, ajudaram a identificar e remover os anúncios afetados da plataforma.

Além disso, Sampson revelou que já implementaram um novo tipo de defesa, conhecido como "certificação de pins", que evita que os navegadores confiem automaticamente em protocolos de segurança desconhecidos e fraudulentos.

E por fim, eles avisam que se você acha que foi infectado pelo malware, deve instalar um novo antivírus de um provedor de marca conhecida e examinar cuidadosamente seus sistemas.

A Epic Games, criadora de Fortnite, não quis comentar o ocorrido.

Fornite está disponível gratuitamente para PC, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais