Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Neve é um promissor indie inspirado em Alien e Enigma do Outro Mundo | Preview
Games

Neve é um promissor indie inspirado em Alien e Enigma do Outro Mundo | Preview

Testamos o jogo brasileiro

Jessica Pinheiro
Jessica Pinheiro
13.mai.25 às 18h09
Atualizado há 15 dias
Neve é um promissor indie inspirado em Alien e Enigma do Outro Mundo | Preview
(Ritus Studios/Divulgação)

Durante a gamescom latam 2025, um dos jogos brasileiros independentes mais promissores que tive a oportunidade de testar foi Neve. Em desenvolvimento desde 2022 pelo Ritus Studio, de Goiás, o título foca na capitã Jasmina e suas duas colegas, Hilas e Atalanta; a bordo da espaçonave Argo.

O game tem início quando a espaçonave onde estão as três mulheres, precisa fazer um pouso forçado no misterioso planeta Lemnos. A missão do jogador é conduzir Jasmina por meio de decisões em uma narrativa ramificada, e resolver quebra-cabeças.

Como a capitã está presa dentro de uma cápsula de criogenia e tem apenas uma hora restante de oxigênio, o jogador deve escolher entre qual das duas tripulantes ajudar e quando, enquanto isso consome seu tempo. Em paralelo, a dupla precisa consertar a nave Argo.

Com enfoque narrativo, é importante prestar atenção nos diálogos para resolver alguns enigmas, e ponderar bem sobre como responder Hilas e Atalanta de maneira apropriada, pois elas podem desenvolver desconfiança ou até mesmo entrar em pânico, dependendo dos acontecimentos.

Imagem do jogo indie brasileiro Neve (Ritus Studio) Hilas é uma novata no trabalho e, portanto, desconfiada e insegura de tudo. (Ritus Studio)

Durante a resolução de enigmas ou nos momentos em que você alterna a câmera, cada clique equivale a um ou mais segundos, então cada escolha conta. E para piorar ainda mais a sensação de urgência, a espaçonave é invadida por uma ameaça misteriosa.

Conversando com Michelle Santos, a criadora de Neve explica que se trata de um jogo “sobre administrar pessoas num momento de crise”, e que a história “fala sobre essas três mulheres vivendo em condições precárias, de um trabalho que exige muito delas”.

“Ao mesmo tempo, é um processo de conhecer essas mulheres, pois elas estão nesse contexto da criogenia, que fazem com que elas trabalhem a maior parte do tempo dormindo”, relatou Michelle. “Elas têm que trabalhar acordadas e lidar com essas tensões. E aí a gente trabalhou também essa mecânica de tempo que é o que dá a urgência do jogo e é o desafio.”

Imagem do jogo indie brasileiro Neve (Ritus Studio) A arte do jogo foi inteiramente feita por Michelle, a criadora do projeto. (Ritus Studio)

A criadora e artista de Neve compartilhou com o NerdBunker que o seu jogo retrata questões pessoais, ao mesmo tempo em que a ajudou a lidar com um processo de cura e de identificação ao se reinserir no mercado de trabalho.

“Trabalha muito a questão da relação com o trabalho. Eu morava numa cidade satélite e tinha que ir para a capital para trabalhar e eu gastava muito tempo, 2 horas para ir e 2 horas para voltar. Eram 4 horas todo dia. Isso muda muito as relações que a gente tem com a família, com amigos, com a disponibilidade para fazer outras coisas.”

Jasmine, Hilas e Atalanta refletem essa questão de Michelle sendo mulheres que também trabalham muito longe de casa. Além disso, a criadora acrescentou algumas vivências de sua própria mãe, que trabalhava em uma cozinha de restaurante, um ambiente normalmente populado por muitas mulheres.

Imagem do jogo indie brasileiro Neve (Ritus Studio) Atalanta é uma veterana e já trabalhou com Jasmine antes, mas não é exatamente uma amiga. (Ritus Studio)

Além das experiências pessoais, Michelle contou que Neve tem bastante influência retrofuturista, especialmente em O Enigma do Outro Mundo e Alien, o 8.º Passageiro, enquanto a arte é inspirada por Blade Runner. As escolhas têm um motivo: a crítica contida dentro dessas obras situadas em cenários opressivos.

O jogo em si terá em torno de quatro horas de duração, com múltiplos finais à espera dos jogadores: “não estamos trabalhando com a ideia de game over. Os erros dos jogadores vão se somando para levar para algum final”, explicou Michelle. Ao todo, serão sete possibilidades de desfecho.

Neve será lançado para PC e Mac até o final de 2025, mas o Ritus Studios procura por publishers para ajudar no port para consoles, além de oferecer mais idiomas (no momento, o game conta com português e inglês, apenas).

Imagem do jogo indie brasileiro Neve (Ritus Studio) Se você não solucionar alguns dos quebra-cabeças, o game continua mesmo assim. (Ritus Studio/Reprodução)

Siga de olho no NerdBunker para mais novidades, e aproveite para entrar em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais