Muitos podem não saber, mas Microsoft Flight Simulator é uma das franquias mais tradicionais do gênero de simulação, com mais de 40 anos de história e 15 títulos no currículo. Só que esse avião sempre se manteve um pouco fora do radar do público mais amplo, justamente por ter um foco bem nichado.
Mas isso começou a mudar de alguns anos para cá e, agora, parece que o próprio Asobo Studio, que comanda a franquia, quer abraçar a ideia de conquistar mais jogadores e trazer uma vertente mais acessível ao simulador.
Então, a convite do Xbox, batemos um papo com David Dedeine, desenvolvedor paraguaio que é chefe criativo do estúdio, para entender o que podemos esperar do próximo Microsoft Flight Simulator, que chega já no próximo 19 de novembro.
Complexo e acessível?
Segundo Dedeine, o principal objetivo do jogo é encontrar um equilíbrio entre duas ideias que naturalmente se contrapõem: oferecer uma simulação complexa e realista de voo e, ao mesmo tempo, uma experiência que pode ser acessível e divertida para o público casual.
Isso, curiosamente, também foi o maior desafio que o estúdio teve até hoje com a franquia, mas o desenvolvedor está otimista de que a equipe conseguiu esse objetivo.
“O maior desafio foi amarrar tudo, fazer todos os públicos ficarem felizes com o nosso simulador. Porque simulação é algo super complexo e, como está até mesmo no título, não vamos nos afastar disso. Dito isso, temos muitos sistemas que vão possibilitar que qualquer pessoa jogue o novo Flight Simulator. Por exemplo, se você é um jogador casual, pode começar com o modo focado em fotos, que basicamente coloca você para explorar e fotografar pontos de interesse pelo mundo, como prédios históricos, belezas naturais, paisagens, aeroportos, outros aviões etc. Nele, é só pilotar o avião de uma forma bem básica, não é preciso decolar ou pousar. Se você bater em algo, vai reaparecer automaticamente. Então é uma maneira legal de curtir o realismo do mundo que colocamos nesse jogo. [...] Por outro lado, você também pode ir mais a fundo no sistema complexo de aviação com o jogo.[...] Então a ideia é se manter verdadeiro e uma referência para o gênero de simulação. Mas, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência que seja eficiente e divertida para a vasta maioria dos jogadores em potencial. Acredito que fizemos algo histórico para o Flight Simulator porque ninguém elevou tudo a esse nível. Acho que nenhum simulador de voo foi tão acessível e interessante para todos dessa maneira”, explicou.
Dedeine também destaca a liberdade de exploração e a variedade de conteúdo inédito do próximo Microsoft Flight Simulator — como o modo carreira com missões e atividades como resgates, combate aéreo e corridas — como algo atraente tanto para os fãs hardcore quanto para novos jogadores.
O fator liberdade, inclusive, é justamente o que o desenvolvedor está mais animado para ver com o lançamento do jogo, graças a outra novidade: poder sair do avião e vagar por aí.
“O que amo sobre esse jogo é que nunca podemos prever como as pessoas vão experienciar o jogo, porque esse universo é muito vasto. Ter essa sensação de liberdade e exploração em qualquer lugar do planeta. Agora você pode pousar em algum lugar, sair do avião e ficar na frente de um urso polar no Alasca. Esses momentos que você não estava esperando [ver no jogo], como andar por lugares com paisagens lindas e, do nada, ver algum animal selvagem ali. O mundo está tão mais vivo, então acho que as pessoas vão experienciar o Flight Simulator de uma forma bem diferente do que qualquer outro tipo de jogo”, finalizou.
Microsoft Flight Simulator 2024 está com lançamento previsto para 19 de novembro.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.