Recentemente, a Unity anunciou uma nova estratégia de cobrança, que deve implementar uma taxa extra para cada download de um jogo criado com seu motor gráfico. O resultado disso foi uma avalanche de críticas vindas dos desenvolvedores e estúdios dessa indústria — incluindo a Massive Monster, responsável por Cult of the Lamb, que ameaçou, inclusive, retirar seu game do mercado.
O plano original da Unity era cobrar um valor a mais caso os títulos sob seu motor gráfico tenham faturado US$ 200 mil ou mais no último ano e superado as 200 mil instalações. Essa taxa se aplicaria a cada download e, para desenvolvedoras que pagam assinatura, seria algo além do valor fixo da Unity Pro e Enterprise.
Cult of the Lamb é uma das muitas criações baseadas na Unity Engine. Em reação à novidade, a conta oficial do jogo no Twitter (ou X) sugeriu que todos comprem o cordeiro líder de culto até 1º de janeiro de 2024, pois a Massive Monster "irá deletá-lo" após esse dia — as mudanças definidas pela Unity passam a valer nessa data.
Na atual situação, não há como saber se a desenvolvedora de Cult of the Lamb está falando sério ou não. Na quarta-feira (13), uma declaração oficial, em oposição às recentes decisões da Unity, também foi publicada.
"Qual o impacto [da nova taxa] para nós? Temos projetos futuros cujo desenvolvimento era originalmente pensado em Unity [Engine]. Essa mudança resultaria em adiamentos significativos, já que nosso time precisaria adquirir um conjunto de ferramentas completamente novo. [...] A introdução dessas taxas pela Unity pode representar desafios significativos para aspirantes a desenvolvedores.”
Após a chuva de críticas, a Unity afirmou que está "discutindo mais a fundo algumas das questões levantadas pelos desenvolvedores de jogos e fazendo algumas concessões” sobre a nova taxa sobre o uso de seu motor gráfico. Uma alteração já mencionada é que a cobrança não seria aplicada a reinstalações — ou seja, só ocorreria quando um usuário instalasse um jogo pela primeira vez.
No entanto, mais de uma taxa seria cobrada caso a pessoa instalasse o mesmo game em diferentes dispositivos. As regras relacionadas à contagem de downloads e pirataria permanecem vagas.
Até o momento, Cult of the Lamb está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch e PC.
Fique de olho por aqui para mais atualizações sobre esse caso. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.
Fonte: Cult of the Lamb (Twitter)