Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Estúdio ameaça deletar Cult of the Lamb de lojas após mudanças da Unity
Games

Estúdio ameaça deletar Cult of the Lamb de lojas após mudanças da Unity

Massive Monster é apenas uma das várias desenvolvedoras descontentes com a nova taxa de uso da Unity Engine

Saori Almeida
Saori Almeida
14.set.23 às 18h40
Atualizado há mais de 1 ano
Estúdio ameaça deletar Cult of the Lamb de lojas após mudanças da Unity
Massive Monster/Reprodução

Recentemente, a Unity anunciou uma nova estratégia de cobrança, que deve implementar uma taxa extra para cada download de um jogo criado com seu motor gráfico. O resultado disso foi uma avalanche de críticas vindas dos desenvolvedores e estúdios dessa indústria — incluindo a Massive Monster, responsável por Cult of the Lamb, que ameaçou, inclusive, retirar seu game do mercado.

O plano original da Unity era cobrar um valor a mais caso os títulos sob seu motor gráfico tenham faturado US$ 200 mil ou mais no último ano e superado as 200 mil instalações. Essa taxa se aplicaria a cada download e, para desenvolvedoras que pagam assinatura, seria algo além do valor fixo da Unity Pro e Enterprise.

Cult of the Lamb é uma das muitas criações baseadas na Unity Engine. Em reação à novidade, a conta oficial do jogo no Twitter (ou X) sugeriu que todos comprem o cordeiro líder de culto até 1º de janeiro de 2024, pois a Massive Monster "irá deletá-lo" após esse dia — as mudanças definidas pela Unity passam a valer nessa data.

View post on X

Na atual situação, não há como saber se a desenvolvedora de Cult of the Lamb está falando sério ou não. Na quarta-feira (13), uma declaração oficial, em oposição às recentes decisões da Unity, também foi publicada.

"Qual o impacto [da nova taxa] para nós? Temos projetos futuros cujo desenvolvimento era originalmente pensado em Unity [Engine]. Essa mudança resultaria em adiamentos significativos, já que nosso time precisaria adquirir um conjunto de ferramentas completamente novo. [...] A introdução dessas taxas pela Unity pode representar desafios significativos para aspirantes a desenvolvedores.”

View post on X

Após a chuva de críticas, a Unity afirmou que está "discutindo mais a fundo algumas das questões levantadas pelos desenvolvedores de jogos e fazendo algumas concessões” sobre a nova taxa sobre o uso de seu motor gráfico. Uma alteração já mencionada é que a cobrança não seria aplicada a reinstalações — ou seja, só ocorreria quando um usuário instalasse um jogo pela primeira vez.

No entanto, mais de uma taxa seria cobrada caso a pessoa instalasse o mesmo game em diferentes dispositivos. As regras relacionadas à contagem de downloads e pirataria permanecem vagas.

Até o momento, Cult of the Lamb está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Fique de olho por aqui para mais atualizações sobre esse caso. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais TwitterInstagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Fonte: Cult of the Lamb (Twitter)

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast