Jogos indies são conhecidos por trazer frescor à indústria de games, com ideias inusitadas, jogabilidades divertidas e muita criatividade - e não foi diferente em 2024.
- Os 10 melhores jogos de 2024, segundo a crítica
- Confira os principais lançamentos de jogos de 2024
- 10 jogos brasileiros que você pode ter deixado passar em 2024
Por isso, decidimos aproveitar o clima de encerramento do ano para montar uma lista celebrativa, que relembra alguns dos títulos "indiespensáveis" de 2024. E sim, esse trocadilho foi totalmente intencional.
Confira logo abaixo:
1 - Animal Well
Animais esquisitos, quebra-cabeças escondidos à plena vista e cenários inteligentíssimos são a mistura que resulta em Animal Well, o metroidvania mais curioso de 2024. O jogo é uma experiência não linear e levemente assustadora, que instiga você a ser criativo a todo momento, além de desafiar os limites da sua memória.
- Plataformas: PS5, Xbox Series X|S, Switch e PC
2 - Anger Foot
Use os próprios pés para dar porrada em todo mundo que ver pela frente até encontrar quem roubou os seus tênis favoritos. Essa frase pode parecer a sinopse de um filme de baixo orçamento, mas é só a história de Anger Foot, um FPS maluco que parece um Hotline Miami em primeira pessoa.
- Plataformas: PC
- Confira a nossa review
3 - Home Safety Hotline
Com um toquezinho de terror, Home Safety Hotline é sobre um funcionário de uma empresa de serviços gerais, que ajuda os clientes com problemas domésticos como infestações de roedores, incêndios e por aí vai. Jogando pela interface de um banco de dados, a ideia é atender os chamados que vão ficando cada vez mais… bizarros, digamos assim.
- Plataformas: PC
4 - Europa
Uma mistura entre Zelda e Studio Ghibli, Europa é um simpático jogo de aventura e exploração, ambientado num planeta alienígena com paisagens lindíssimas. Controlando um androide chamado Zee, o objetivo do jogador é explorar as ruínas do local enquanto soluciona o mistério do último humano vivo.
- Plataformas: Switch e PC
5 - Lorelei and the Laser Eyes
Imagine que você foi convidado para um hotel abandonado na Itália por um artista excêntrico, que jura que há um projeto revolucionário no local. Só que, ao chegar lá, encontra um labirinto repleto de segredos e mistérios que precisam ser solucionados. Essa é a história de Lorelei and the Laser Eyes, que é tão brilhante e inventivo que recebeu o apelido de “Disco Elysium dos quebra-cabeças” pela comunidade indie.
- Plataformas: PS4, PS5, Switch e PC
6 - The Rise of the Golden Idol
Sequência do aclamado The Case of the Golden Idol, The Rise of the Golden Idol dá continuidade à saga de detetives com mais um point ‘n’ click sobre vários crimes e assassinatos bizarros, só que desta vez na década de 1970. Inteligente e hilário, o jogo afia ainda mais o visual cartunesco e os quebra-cabeças do antecessor.
- Plataformas: PC
7 - UFO 50
Um dos indies mais inusitados do ano, UFO 50 é uma coletânea de games retrô de um console fictício da era dos gráficos 8-bit. São 50 títulos variados ao todo, que vão desde co-op e multiplayer até shoot ‘em ups, roguelites e RPGs. A ideia é ter uma experiência que mistura a nostalgia de um videogame antigo com uma game jam, evento que reúne desenvolvedores independentes para uma maratona de criação de jogos.
- Plataformas: PC
8 - Mullet MadJack
Representando o Brasil na lista, Mullet MadJack é uma dose puríssima de dopamina em forma de videogame. O jogo é um FPS com inspiração em Doom e animes bad vibes da década de 1990, que coloca você para enfrentar hordas de inimigos para resgatar uma influencer das garras de uma megacorporação. É caótico, viciante e obrigatório para fãs do gênero.
- Plataformas: PC
- Confira a nossa review
9 - THRESHOLD
Jogo de terror psicológico com gráficos propositalmente pouco polidos, THRESHOLD coloca você no topo de uma montanha misteriosa para trabalhar na manutenção de uma estação ferroviária. É uma experiência que prioriza uma atmosfera solitária e cheia de reviravoltas — e um daqueles games que, quanto menos você souber sobre o que se trata, melhor.
- Plataformas: PC
10 - Balatro
A lista não poderia deixar de ter Balatro, o indie mais comentado e aclamado de 2024, que saiu com três prêmios no The Game Awards, o “Oscar dos games”. O cardgame se baseia nas mãos de pôquer, mas com o objetivo de criar combinações de cartas que dão diferentes pontuações. Usando a simplicidade de forma inteligente, o jogo é extremamente viciante e convidativo até a “não-gamers”, sendo um sucesso absoluto do gênero.
- Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, PC, Android e iOS
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.