Chegou a hora de fugir do Submundo mais uma vez porque o aclamado Hades está a caminho de mais uma plataforma — que, desta vez, é mobile.
O jogo protagonizado por Zagreus, filho de Hades, chega ao iOS por meio da Netflix Games no dia 19 de março. O pré-cadastro já está disponível nesta página.
Isso quer dizer que, se você é um assinante da Netflix, automaticamente terá acesso ao jogo nos celulares a partir dessa data, sem custos adicionais.
A novidade é acompanhada de um trailer inédito, que destaca momentos de gameplay com controles de toque. E, é claro, convida os jogadores a encararem a jornada de novo. Veja abaixo:
Para celebrar a notícia, a Netflix convidou o NerdBunker para bater um papo com Greg Kasavin, roteirista, designer e produtor da Supergiant Games, sobre os bastidores da versão mobile do jogo.
Curiosamente, o Hades de iOS tem sido desenvolvido pela Supergiant em parceria com a Secret 6 (conhecido por codesenvolver projetos em andamento, com The Last of Us e Cyberpunk 2077 no currículo) e de forma paralela a Hades 2 — algo inédito para o estúdio que, segundo Kasavin, costuma trabalhar em apenas um projeto por vez.
A equipe sempre teve vontade em levar a história de Zagreus para os celulares, justamente por casar com a proposta do jogo.
“Hades foi feito para ser jogado em pequenas doses, então sempre sentimos que seria legal jogá-lo no mobile. E aqui estamos! Prontos para entregar para vocês”, afirma.
A escolha da parceria com a Netflix também veio de um motivo parecido. Um dos objetivos iniciais da Supergiant com Hades era atrair jogadores que não são fãs de roguelike com uma história chamativa. Então, ter uma plataforma como a Netflix Games, que oferece acesso a diversos jogos a partir de uma assinatura focada em cinema e série, seria uma boa maneira de atrair um público ainda mais amplo.

Mas a tarefa de levar o jogo ao mobile foi desafiadora, principalmente por causa da complexidade de comandos para criar uma tela confortável com controles de toque.
Para isso, os desenvolvedores quebraram a cabeça para ter feedback tátil e suprimir botões quando eles não são necessários — a fim de não poluir toda a tela do celular. Além de oferecer um alto nível de personalização para o jogador: “É importante para nós dar liberdade para personalizar e mudar os comandos. Temos isso na versão de PC, por exemplo, então não poderíamos trazer o jogo para o mobile sem isso”.
E o Android?
Hades será lançado apenas para iOS, o que deixou uma dúvida em relação a uma possível versão de Android no futuro — o que, infelizmente, não deve acontecer.
Algo reforçado por Kasavin é que o estúdio é pequeno, então um lançamento no Android não foi possível porque eles precisam ser seletivos com as plataformas que trabalham. Então optaram por concentrar esforços no iOS, uma vez que toda a equipe tem experiência com esse sistema operacional.

Por fim, o desenvolvedor reforçou que a Supergiant tem 15 anos de experiência, mas Hades já conquistou um lugar especial no coração do estúdio. Então poder levá-lo a mais jogadores é algo que aquece o coração da equipe. Além de reforçar que o estúdio não quer tirar o pé do acelerador tão cedo.
"Hades é o nosso jogo mais bem sucedido e conhecido. Amamos como ele aproximou tantos jogadores na época do lançamento. E amamos que podemos continuar trabalhando nele. [...] Um brinde para os próximos 15 anos!”
Hades chega ao iOS por meio da Netflix Games no dia 19 de março. O jogo também está disponível para PC, PlayStation, Xbox e Nintendo Switch.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.