O trabalho de áudio em qualquer produção, seja série, filme ou jogo, é sempre muito importante - mas não é feito exatamente como pensamos. Um vídeo recente, por exemplo, revelou como os efeitos sonoros de God of War Ragnarok foram gravados - e criatividade define todo o processo.
A sonoplastia de God of War Ragnarok é baseada na técnica chamada Foley, usada em muitas (se não na maioria das) produções audiovisuais. Através dos mais diversos objetos e recursos, artistas reproduzem efeitos sonoros complementares às cenas de forma que sejam claramente ouvidos, mas de forma natural. Um melão amassado, por exemplo, pode se tornar o som de víceras numa cena e ação.
Confira acima o processo Foley realizado no game do Santa Monica Studio.
- Artista transforma Geralt de Rívia e Kratos em personagens da Pixar
- Kratos originalmente teria um destino trágico em God of War Ragnarok
Como Joanna Fang, profissional de Foley da Sony PlayStation, explica, completar a sonoplastia de um jogo leva muitos meses, já que demanda centenas de camadas de sons diferentes. Pensando em um título como God of War Ragnarok, no qual existem inúmeras cenas de luta e o frenesi é constante, o trabalho certamente é árduo, mas cativante.
God of War Ragnarok está disponível para PlayStation 4 e PlayStation 5.
Fonte: WIRED