A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) se pronunciou sobre a recente onda de demissões dentro da divisão de jogos da Microsoft. De acordo com o órgão regulador, as dispensas em massa não condizem com promessas feitas pela dona do Windows e Xbox durante o processo de compra da Activision Blizzard.
- Microsoft X Activision Blizzard: saiba tudo que aconteceu na negociação
- Após aquisição pela Microsoft, Blizzard anuncia nova presidente
Em janeiro deste ano, a Microsoft anunciou que demitirá mais de 1.900 funcionários da área de games da organização, incluindo dentro dos estúdios Bethesda e Activision Blizzard.
Em documento enviado ao 9º Tribunal de Apelações do Circuito dos EUA, a FTC argumentou que tal decisão é "inconsistente com a sugestão da Microsoft de que as duas empresas [falando sobre a Activision Blizzard] operarão de forma independente após a fusão”.
“Além disso, a suposta eliminação de milhares de empregos prejudica a capacidade da FTC de ordenar uma medida eficaz caso o processo administrativo pendente conclua que a aquisição da Activision pela Microsoft violou a Seção 7 da Lei Clayton.”
Em resposta às reclamações da FTC, a Microsoft afirmou que tanto ela quanto a Activision por si já planejavam eliminar um número significativo de empregos antes mesmo da fusão ser finalizada, seguindo a tendência atual da indústria de games. A empresa também disse que as alegações da agência reguladora dos EUA são "incompletas e enganosas".
“Consistente com as tendências mais amplas da indústria de jogos, a Activision já estava planejando eliminar um número significativo de empregos enquanto ainda operava como uma empresa independente. O recente anúncio, portanto, não pode ser totalmente atribuído à compra.”
Em um segundo comunicado, a Microsoft acrescentou que "ao continuar sua oposição à aquisição, a FTC ignora a realidade de que o próprio acordo mudou substancialmente".
Vale lembrar que a FTC ainda está ativamente apelando contra a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Ou seja, movimentações podem ocorrer a qualquer momento dos próximos meses.
Fique de olho por aqui para mais atualizações. Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.
Fonte: VGC