Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
E3 2016 | O que esperar da Sony
Games

E3 2016 | O que esperar da Sony

Horizon: Zero Dawn, The Last Guardian, PlayStation 4 NEO e mais

Guilherme Jacobs
Guilherme Jacobs
06.jun.16 às 13h49
Atualizado há quase 9 anos
E3 2016 | O que esperar da Sony

Ano passado, a Sony fez uma conferência inesquecível na E3 2016. The Last Guardian voltou do limbo, Shenmue 3 finalmente foi anunciado (mesmo que com uma campanha estranha de financiamento coletivo) e Final Fantasy VII Remake se tornou uma realidade. Foi por causa dessa apresentação que 2015 ficou conhecido como #YearOfDreams na comunidade gamer. Agora, é hora da empresa pegar esses sonhos e mostrar que eles não são promessas vazias.

A conferência da Sony fecha a segunda-feira, começando às 22h, e vai ser lotada este ano. Nós já temos algumas certezas, a expansão de Destiny vai estar lá, o novo Call of Duty também, veremos mais de Horizon: Zero Dawn, No Man's Sky, Dreams, Gran Turismo Sport e Detroit: Become Human - mas há algumas perguntas não respondidas, tanto em termos de software quando hardware. Vamos começar com os três grandes jogos.

Shenmue 3 precisa provar que é um jogo e não uma ideia distante. Yu Suzuki provavelmente estará na E3 novamente, e está na hora de mostrar que a Ys Net não está inerte em meio à tempestade que surgiu da campanha de financiamento coletivo. Foi muito estranho ver um projeto de Kickstarter sendo anunciado no palco da E3 e pedir mais dinheiro mesmo depois de ter alcançado seu objetivo. Mas fãs vão perdoar os pecados de Suzuki se ele mostrar que isso tudo está gerando algo especial. Se tem um jogo que se beneficiaria muito de uma demonstração de gameplay é Shenmue.

Já Final Fantasy VII Remake. Depois de Half-Life 3, esse é possivelmente o anúncio mais esperado da história dos games, mas ele também veio com seus "poréns". Na última década, o tratamento da franquia Final Fantasy pela Square Enix não foi exatamente ideal, mas FFXV mostrou que as coisas estão mudando. O Remake parece algo muito distante agora, e o papo de múltiplas partes não tem ajudado. Essa E3 é ideal para melhorar a comunicação com os fãs.

Watch on YouTube

E então podemos falar dos jogos first-party. Está cada vez mais claro que The Last Guardian vai mesmo ser lançado este ano. O jogo parece estar nas fases finais de desenvolvimento, com cada vez mais vídeos e imagens sendo divulgados. A E3 será o palco perfeito para finalmente anunciar a data de lançamento. A Sony não precisa mostrar muito, o legado da Team Ico e de Fumito Ueda é grande e brilhante o suficiente para fazer os fãs acreditarem que o produto final vai ser bom, mas chegou a hora de por o ponto final na turbulenta história de desenvolvimento que envolve este exclusivo.

Horizon: Zero Dawn pode ter sido adiado, mas ele é a principal arma da Sony em termos de exclusivos para o seu console (pelo menos até God of War IV ser anunciado, o que pode muito bem rolar na conferência). O trailer lançado nesta segunda-feira (6) foi incrível, mas podem ter certeza que a Guerrilla vai mostrar muito mais na conferência. Entretanto, é interessante notar que com o adiamento para fevereiro de 2017, o fim de ano do PS4 - tirando o lançamento do VR - é basicamente Gran Turismo Sport e talvez algo feito Persona 5.

A Sony não precisa de mais exclusivos para impulsionar vendas, o PS4 teve um ótimo fim de ano em 2015 usando apenas os acordos de marketing com Activision e EA, coisas que com certeza vão se repetir esse ano com Call of Duty e Destiny, por exemplo. Mas é fato que o adiamento de Horizon abre vaga para alguma coisa no último trimestre. Ambas Sony Bend e Sucker Punch estão trabalhando em jogos ainda não anunciados, e um deles pode ser uma arma secreta para 2016.

Watch on YouTube

Aí vem o grande elefante na sala. O PlayStation 4 NEO, a versão mais poderosa do console, pode ser apresentada na E3. O vazamento das informações sobre a máquina foi a melhor coisa possível para a Sony, porque agora eles sabem as preocupações do público com essa ideia. Cabe a Andrew House e sua turma encontrar a melhor maneira de construir a mensagem ao redor do novo console e não alienar as 40 milhões de pessoas que já compraram um PS4.

Eu não ficaria surpreso se a negatividade ao redor do NEO tenha feito a Sony decidir segurar mais um pouco o console, mudar algumas coisas nele e guardar sua apresentação para a Tokyo Game Show ou Paris Game Week. Esse é o tipo de coisa que pode dar muito errado, e toda cautela agora é bem-vinda. Eles já têm um grande lançamento de hardware em 2016 com o PlayStation VR, não há porque ter pressa agora.

Mas como estamos falando da E3, precisamos pensar em que tipo de surpresa a Sony pode mostrar para continuar com os sonhos em 2016. God of War IV parece ser a aposta óbvia, mas quem sabe Hideo Kojima não aparece por lá pra mostrar algo?

E antes que vocês perguntem, um novo Crash Bandicoot é bem difícil, mas se forem anunciar, tem que ser com esse cara:

Watch on YouTube

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast