Um dos assuntos mais debatidos na indústria de games envolve a prática de crunch, que consiste na aplicação de horas extras (muitas vezes não remuneradas) para uma equipe de desenvolvedores finalizar um jogo a tempo.
Vimos esforços nos últimos anos de pessoas da área para diminuir essa prática — e parece que a Insomniac Games acaba de entrar para esse grupo.
As primeiras análises de Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte foram divulgadas na última terça (8), o que fez com que alguns desenvolvedores do estúdio comemorassem a boa repercussão, além de revelarem que não realizaram crunch durante o projeto.
O primeiro a comentar sobre o assunto foi o designer Grant Parker. "O jogo está com uma média de nota 89 no Metacritic e, eu sei que não posso falar pela equipe inteira, mas não fiz crunch nenhuma vez. Foram 40 horas de trabalho por semana o tempo inteiro. É possível criar um jogo sem sofrer", escreveu em seu Twitter.
O relato de Parker foi reforçado por Lindsay Thompson, que trabalha na área de animação, no Twitter. "É possível. O bem estar da equipe deixa a criatividade fluir livremente. Eu acredito que a equipe como um todo não sofreu crunch, e nosso gerenciamento certamente incentivou isso", completou.
Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte chega em 11 de junho exclusivamente para PlayStation 5. Confira o nosso review!