A CD Projekt Red, responsável por The Witcher 3 e Cyberpunk 2077, veio a público hoje (09) para informar que foi vítima de um ataque ransomware, que "sequestra" os dados e pede em troca um resgate. A empresa afirmou que parte dos sistemas internos foram comprometidos.
Na nota divulgada no Twitter, a empresa afirmou que uma pessoa mal intencionada teve acesso aos sistemas internos, coletou alguns dados e deixou para trás uma mensagem. Apesar de alguns dispositivos terem sido comprometidos, os backups continuam intocados e a equipe já está restaurando os arquivos.
O invasor disse ter tido acesso ao código fonte de The Witcher 3, Cyberpunk 2077 e Gwent, assim como uma versão não lançada de The Witcher 3. Documentos relacionados à contabilidade, administração, recursos humanos e relação com investidores também podem ter sido comprometidos.
A companhia também enfatizou que se recusa a ceder às exigências do agente malicioso e que não vai negociar, mesmo que isso resulte no vazamento das informações coletadas. Ela também afirmou que está trabalhando para minimizar as consequências de um possível vazamento. A empresa acredita que dados dos jogadores não foram afetados.
O incidente continua sendo investigado. A CD Projekt já contatou autoridades locais, assim como especialistas forenses de tecnologia da informação para identificar o responsável pelo ataque.
- Cofundador da CD Projekt pede desculpa pelos problemas de Cyberpunk 2077
- CD Projekt Red desmente rumores sobre atualizações massivas em Cyberpunk 2077
A CD Projekt Red não foi a única empresa de videogames afetada por esse tipo de ataque nos últimos meses. Um vazamento da Capcom expôs informações de jogos e de funcionários da empresa, assim como dados sensíveis de clientes e acionistas.