O Facebook acabou de lançar uma campanha para tentar combater a falta de diversidade no mundo dos games e incentivar mais mulheres a entrarem nessa indústria.
O site oficial da Women In Gaming Stories destaca e exibe o lado feminino dessa indústria, que por muitos anos teve apenas homens como únicos desenvolvedores e público majoritário.
No site, há muitos vídeos mostrando mulheres nas áreas de design, marketing, desenvolvimento, vendas e muito mais no universo dos games. Provando como cada vez mais as mulheres estão interessadas nessa área.
A COO do Facebook, Sheryl Sandberg, comanda a campanha e ainda explica a importância de sua criação para motivar mais mulheres a entrarem nesse mundo sem receio, frisando que os games são um dos melhores exemplos em conectar as pessoas atualmente e que todos têm um papel muito importante nessa indústria.
Entre todas as pessoas que trabalham nessa área, apenas 23% são mulheres. E mulheres negras, menos ainda. Nessa indústria, mulheres também se deparam com estereótipos e preconceito, assim como em qualquer indústria. E quando você encontra uma dessas ameaças online, é ainda mais difícil convencer jovens mulheres que essa é uma indústria cheia de oportunidades. E que essa indústria não apenas valoriza seu trabalho, como também precisa.
Além disso, Sandberg também ressaltou que a falta de uma boa representatividade para mulheres na maioria dos games é outro problema que precisa ser resolvido e que afeta o interesse feminino na área.
A COO ainda frisa que não são apenas as mulheres que precisam ser retratadas de um modo melhor e mais preciso, os games precisam retratar toda a população dessa mesma forma e que precisamos ver mais jogos que "conversem com todos".
A campanha tem como objetivo construir uma comunidade online focada nas mulheres que trabalham ou que querem trabalhar na indústria dos games — promovendo debates para todas compartilharem suas experiências e histórias.
O site também possibilita que qualquer um possa conversar com algumas desenvolvedoras de games, além de disponibilizar um grande banco de dados com inúmeras informações envolvendo mulheres em todos os setores de desenvolvimento.
O primeiro intuito é que o site cresça bastante em 2018 e seu acervo reúna pelo menos 100 vídeos de mulheres contando suas experiências no mercado de trabalho dos games até o final do ano — confira mais informações na página oficial da campanha.