Imagine ter que controlar uma esfera em alta velocidade, em uma grande arena que desafia a gravidade. Essa é a proposta de BattleCore Arena, novo jogo de tiro em plataforma da Ubisoft.
Lançado em acesso antecipado, o game nasceu como um projeto entre três amigos, que logo ganhou maiores proporções. O NerdBunker teve a oportunidade de participar de uma demonstração de uma hora de duração, e ainda bater um papo com Anna Lindman, gerente de comunidade do game. Abaixo, você confere as nossas primeiras impressões do jogo.
Embates desafiadores em alta velocidade
BattleCore Arena é um jogo de tiro em plataforma que coloca os jogadores para competir entre si, de forma individual ou em trios, em grandes arenas. Basicamente, cada jogador controla uma esfera, e o objetivo principal é mandar os adversários para longe da área.
A ideia de ter esferas como protagonistas surgiu em resposta às limitações iniciais de desenvolvimento. Atualmente, o jogo é desenvolvido pela Ubisoft Bordeaux, mas nasceu como um projeto independente entre três amigos: Yannick Imposti, Arthur Marianelli e Romain Bienkowski. Tendo que encarar a falta de um animador, o trio decidiu optar por um design que não fosse tão exigente, e ainda se encaixasse na temática de games que desafiam as leis da física.

Dito isso, as esferas são realmente as estrelas, e dominar a movimentação é o grande segredo do game. Além de encarar os desafios de plataforma que o próprio design da arena oferece, é preciso lidar com a velocidade e a ofensiva dos demais jogadores.
Durante a demonstração, foi possível jogar contra bots e testar o modo Backup – que coloca os jogadores em confrontos de três contra três. Como dito antes, a dificuldade realmente está em controlar a esfera, que tende a ganhar muita velocidade em meio a estrutura da arena – projetada com elementos que facilitam que os jogadores mandem seus adversários para o mais longe possível.
Curiosamente, esse foi um dos contratempos que os desenvolvedores encontraram pelo caminho. Como um shooter, BattleCore Arena precisa proporcionar aos jogadores um cenário com elementos para evitar danos diretos. Ao mesmo tempo, a premissa de ejetar os adversários da arena exige um design mais aberto e livre.

De fato, o time parece ter encontrado um bom equilíbrio para essa questão. E, a partir de agora, plano é criar melhorias e atualizações ao lado da comunidade. De acordo com Lindman, o feedback dos jogadores tem um papel essencial no desenvolvimento de BattleCore Arena:
"Nós realmente queremos a comunidade envolvida e nos certificamos de que o jogo seja o que deveria ser, o que a comunidade deseja. A equipe está muito aberta a esse tipo de feedback e muito curiosa para saber o que os jogadores realmente desejam."
Atualmente, o game está em acesso antecipado, e alguns aprimoramentos já estão a caminho. De acordo com Lindman, os jogadores podem esperar novo mapas, modos de jogos inéditos e um aguardado suporte para controles — já que atualmente o game só pode ser jogado com o teclado.
No geral, o jogo se destaca com uma proposta criativa, que pode conquistar uma comunidade fiel. O início é desafiador, mas dominar o controle das esferas e expulsar os adversários da arena tem um gostinho extremamente satisfatório.
BattleCore Arena está disponível, em acesso antecipado, para PC.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.