O aguardado filme F1, dirigido por Joseph Kosinski (Top Gun: Maverick) e produzido por Jerry Bruckheimer, traz Brad Pitt em um papel bem diferente do habitual. Ele interpreta Sonny Hayes, um veterano da Fórmula 1 em sua última tentativa de redenção nas pistas, ao lado de Damson Idris, que vive o novato promissor Joshua Pearce.
Apesar de ser ficcional, o filme mergulha de cabeça no mundo da Fórmula 1. Para aumentar o realismo, a produção envolveu vários fatos inusitados e surpreendentes. Confira agora 10 curiosidades incríveis que tornam F1 uma das produções mais comentadas do ano.
1. Brad Pitt e Damson Idris pilotaram carros de verdade
Antes das gravações, os atores passaram por testes com carros de Fórmula 3 e Fórmula 2 no Circuito Paul Ricard, na França. O objetivo era prepará-los para as intensas forças G que os pilotos enfrentam nas pistas e aumentar o realismo das cenas.
2. O carro da APXGP é um híbrido entre F2 e F1
O bólido usado no filme foi desenvolvido em colaboração entre a Mercedes-AMG Petronas e a Carlin Motorsport. Ele é, na verdade, um carro de Fórmula 2 modificado com elementos aerodinâmicos de F1. Para completar, a máquina conta ainda com um motor da própria Mercedes.
3. Patrocínios reais ajudaram a bancar a superprodução
Com um orçamento estimado em 300 milhões de dólares, o filme contou com patrocinadores reais tanto para a equipe fictícia quanto para os custos de produção. Entre as marcas estão EA Sports, Tommy Hilfiger, Expensify, MSC Cruises e Shark Ninja.
4. Todos os pilotos da temporada 2023 da F1 aparecem no filme
A equipe APXGP foi adicionada como a 11ª do grid da temporada 2023. Isso significa que todos os times e pilotos reais da Fórmula 1 aparecem em cena. A lista inclui nomes como Lewis Hamilton, Sergio Pérez, Daniel Ricciardo, Carlos Sainz, entre outros.
5. O filme foi gravado durante fins de semana reais de corrida
As filmagens aconteceram durante as temporadas de 2023 e 2024, em circuitos icônicos como Silverstone, Hungaroring, Monza, Suzuka, Las Vegas e Yas Marina. Algumas cenas ainda foram captadas durante as 24 Horas de Daytona.
6. A APXGP aparece no game F1 25 da EA Sports
A parceria com a EA Sports levou o time fictício para o universo dos games. No F1 25, é possível correr com o carro da APXGP, jogar como Sonny Hayes e até desbloquear o personagem do chefe da equipe, vivido por Javier Bardem.
7. Imagens reais de corrida foram usadas no filme
Esqueça os efeitos especiais exagerados: a maior parte das cenas de corrida foi registrada com câmeras 4K instaladas nos carros da APXGP durante fins de semana reais de Grande Prêmio. O CGI foi usado apenas para complementar as cenas.
8. Tom Cruise e Brad Pitt são parceiros de kart
Tom Cruise revelou em entrevista que costuma fazer sessões de kart com Brad Pitt, e ainda elogiou o desempenho do astro de F1. Cruise, inclusive, esteve na estreia europeia do filme em apoio ao amigo.
9. Os números 7 e 9 foram liberados exclusivamente para os personagens
Para manter a autenticidade, cada piloto no filme tem um número real, respeitando as regras da FIA. Os números 7 e 9, usados pelos protagonistas, estavam disponíveis porque seus donos originais (Kimi Räikkönen e Nikita Mazepin) estavam fora do grid.
10. Jerry Bruckheimer já produziu outro filme de corrida famoso
F1 marca a segunda incursão do produtor Jerry Bruckheimer no mundo dos esportes a motor. Em 1990, ele produziu Dias de Trovão, clássico sobre a NASCAR estrelado por Tom Cruise, Nicole Kidman e Robert Duvall.
F1 chegou nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 26 de junho.
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.
Fonte: Augustman