Clássico absoluto do Studio Ghibli, a animação Túmulo dos Vagalumes (1988) entrou no catálogo brasileiro do Prime Video no último fim de semana. A notícia foi comemorada pelos fãs do estúdio de Hayao Miyazaki, mas algo de estranho envolve toda a história.
- O Imaginário, filme de ex-veteranos do Studio Ghibli, ganha novo trailer
- Filho de Miyazaki diz que novo projeto do pai terá ação, aventura e nostalgia
Como verificado pelo NerdBunker, o longa, de fato, está em catálogo no streaming, e foi até celebrado nas próprias redes sociais do Prime Video brasileiro. Um olhar mais atento, no entanto, aponta algumas inconsistências.
A cópia do filme disponível para streaming conta apenas com uma dublagem brasileira (nem o áudio original em japonês está disponível). Isso não seria um problema, se não fosse um detalhe: Túmulo dos Vagalumes nunca foi oficialmente dublado para o país.

Apesar do lançamento em 1988 e ao longo da década de 1990 no mercado ocidental, a animação só teve um lançamento oficial em terras brasileiras em 2015, quando saiu em DVD e blu-ray pela Versátil Home Video, em versão legendada.
O lançamento em mídia física rendeu uma versão pirata que circula em sites e plataformas de animes com uma dublagem criada pelo grupo brasileiro Mamoru Fandub. Esta, até onde se sabe, é a mesma versão que está em streaming no Prime Video.
Túmulo dos Vagalumes no Prime Video é oficial?
No burburinho das redes sociais, muitos fãs do Ghibli reclamaram da cópia aparentemente pirata, mas levantaram a possibilidade de o filme ter sido lançado por algum produtor independente, com abertura ao catálogo oferecido pela Amazon.
De fato, o serviço oferece a ferramenta Prime Video Direct, que possibilita que os usuários disponibilizem trabalhos próprios para streaming na plataforma (confira aqui).
Em página oficial, o streaming explica:
"Todos os títulos passam por avaliações manuais e automatizadas antes de uma decisão de licenciamento ser tomada. Seu título permanecerá com o status enviado até que seja selecionado para licenciamento em todos os territórios solicitados e/ou tipos de oferta. O envio de seu conteúdo não garante que o título será publicado em determinada data ou selecionado para licenciamento."
O problema é que, como indica no site oficial e guia do Direct, os uploads passam por um criterioso processo de triagem, e são lançados nas modalidades de video on-demand pago, ou seja, em compra e aluguel digital, o que não é o caso de Túmulo dos Vagalumes.
O modelo de negócio também, pelo que indica o site, não comporta o mercado brasileiro da Amazon:

O que diz o Prime Video
A assessoria de imprensa do streaming foi contatada pelo NerdBunker e se prontificou a oferecer um posicionamento. A matéria será atualizada com os esclarecimentos do serviço, que, até o fechamento da reportagem, não comentou o caso.
Por que Túmulo dos Vagalumes não estava em streaming?
Boa parte do catálogo do Studio Ghibli foi licenciado pela Netflix, que oferece os filmes em todo o mundo, incluindo o Brasil. Por anos, Túmulo dos Vagalumes foi uma das únicas produções a não constar em nenhum catálogo.
A pendência se deu devido a imbróglios com os direitos de produção e licenciamento do filme, visto que, em 1988, o Ghibli buscou diferentes parceiros para tirar o projeto do papel.

Curiosamente, o streaming vermelho também anunciou a chegada de Túmulo dos Vagalumes ao catálogo mundial, em setembro. Aos fãs, resta aguardar se a emocionante história de guerra terá, finalmente, uma dublagem oficial, e um lançamento que faça jus à inigualável trajetória do Ghibli.
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.
Fontes: IMDb / Filme B / Dublapedia / Amazon