Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Entenda a polêmica sobre versão de Túmulo dos Vagalumes no Prime Video
Filmes

Entenda a polêmica sobre versão de Túmulo dos Vagalumes no Prime Video

Filme do Studio Ghibli estava há anos fora de catálogo no Brasil

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
20.ago.24 às 15h39
Atualizado há 8 meses
Entenda a polêmica sobre versão de Túmulo dos Vagalumes no Prime Video
(Studio Ghibli/Divulgação)

Clássico absoluto do Studio Ghibli, a animação Túmulo dos Vagalumes (1988) entrou no catálogo brasileiro do Prime Video no último fim de semana. A notícia foi comemorada pelos fãs do estúdio de Hayao Miyazaki, mas algo de estranho envolve toda a história.

Como verificado pelo NerdBunker, o longa, de fato, está em catálogo no streaming, e foi até celebrado nas próprias redes sociais do Prime Video brasileiro. Um olhar mais atento, no entanto, aponta algumas inconsistências.

A cópia do filme disponível para streaming conta apenas com uma dublagem brasileira (nem o áudio original em japonês está disponível). Isso não seria um problema, se não fosse um detalhe: Túmulo dos Vagalumes nunca foi oficialmente dublado para o país.

Túmulo dos Vagalumes no Prime Video Página principal de Túmulo dos Vagalumes no Prime Video. (Captura de tela)

Apesar do lançamento em 1988 e ao longo da década de 1990 no mercado ocidental, a animação só teve um lançamento oficial em terras brasileiras em 2015, quando saiu em DVD e blu-ray pela Versátil Home Video, em versão legendada.

O lançamento em mídia física rendeu uma versão pirata que circula em sites e plataformas de animes com uma dublagem criada pelo grupo brasileiro Mamoru Fandub. Esta, até onde se sabe, é a mesma versão que está em streaming no Prime Video.

Túmulo dos Vagalumes no Prime Video é oficial?

No burburinho das redes sociais, muitos fãs do Ghibli reclamaram da cópia aparentemente pirata, mas levantaram a possibilidade de o filme ter sido lançado por algum produtor independente, com abertura ao catálogo oferecido pela Amazon.

De fato, o serviço oferece a ferramenta Prime Video Direct, que possibilita que os usuários disponibilizem trabalhos próprios para streaming na plataforma (confira aqui).

Em página oficial, o streaming explica:

"Todos os títulos passam por avaliações manuais e automatizadas antes de uma decisão de licenciamento ser tomada. Seu título permanecerá com o status enviado até que seja selecionado para licenciamento em todos os territórios solicitados e/ou tipos de oferta. O envio de seu conteúdo não garante que o título será publicado em determinada data ou selecionado para licenciamento."

O problema é que, como indica no site oficial e guia do Direct, os uploads passam por um criterioso processo de triagem, e são lançados nas modalidades de video on-demand pago, ou seja, em compra e aluguel digital, o que não é o caso de Túmulo dos Vagalumes.

O modelo de negócio também, pelo que indica o site, não comporta o mercado brasileiro da Amazon:

Captura de tela do Prime Video Direct Página do Prime Video Direct mostra territórios disponíveis. (Captura de tela)

O que diz o Prime Video

A assessoria de imprensa do streaming foi contatada pelo NerdBunker e se prontificou a oferecer um posicionamento. A matéria será atualizada com os esclarecimentos do serviço, que, até o fechamento da reportagem, não comentou o caso.

Por que Túmulo dos Vagalumes não estava em streaming?

Boa parte do catálogo do Studio Ghibli foi licenciado pela Netflix, que oferece os filmes em todo o mundo, incluindo o Brasil. Por anos, Túmulo dos Vagalumes foi uma das únicas produções a não constar em nenhum catálogo.

A pendência se deu devido a imbróglios com os direitos de produção e licenciamento do filme, visto que, em 1988, o Ghibli buscou diferentes parceiros para tirar o projeto do papel.

Captura de tela do X sobre plataforma Prime Video Fãs do filme responderam à postagem do Prime Video no X/Twitter. (Captura de tela)

Curiosamente, o streaming vermelho também anunciou a chegada de Túmulo dos Vagalumes ao catálogo mundial, em setembro. Aos fãs, resta aguardar se a emocionante história de guerra terá, finalmente, uma dublagem oficial, e um lançamento que faça jus à inigualável trajetória do Ghibli.

Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Fontes: IMDb / Filme B / Dublapedia / Amazon

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast