Aos poucos, novos detalhes sobre o que aconteceu nos bastidores do filme Rust começam a surgir. De acordo com o Los Angeles Times, parte da equipe de câmeras pediu demissão horas antes do acidente que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins. Os motivos seriam as condições de trabalho no set e questões de segurança envolvendo armas.
Fontes disseram ao site que estavam frustradas com a longa jornada de trabalho, o tempo de deslocamento até o local e a espera pelo pagamento.
Além disso, um membro da equipe afirmou ao LA Times que o dublê de Alec Baldwin fez dois tiros acidentais com uma arma carregada de festim na semana anterior ao acidente fatal. “Deveria ter sido aberta uma investigação sobre o que aconteceu. Não houveram reuniões de segurança. Não tinha nenhuma garantia de que aquilo não aconteceria de novo. Tudo o que eles queriam era correr, correr, correr.”, disse a fonte.
O site diz que uma pessoa da equipe ficou tão assustada com os tiros acidentais, que mandou uma mensagem para o gerente de produção da unidade, com o texto: “Agora já tivemos 3 tiros acidentais. Isso é muito inseguro.”
Após a saída da equipe de câmeras, a produção do filme teria trazido profissionais não sindicalizados ao set, para continuar as filmagens.
O The Wrap também trouxe novas informações sobre o caso. Uma fonte afirmou ao site que a arma utilizada por Alec Baldwin tinha sido usada mais cedo no mesmo dia para a prática de tiro ao alvo, com munição de verdade.
Novos detalhes sobre a investigação dizem que Baldwin recebeu a arma do assistente de direção David Halls, com a informação de que ela era uma “arma fria”, ou seja, não estava com munição de verdade. O ator estaria ensaiando para uma cena em que seu personagem tira a arma do coldre e aponta para o alvo, enquanto Hutchins e o diretor Joel Souza ajustavam o ângulo junto com um operador de câmera.
Baldwin removeu a arma do coldre uma primeira vez, e nada aconteceu. Já na segunda vez, a arma teria disparado na direção das três pessoas que estavam atrás da câmera. O operador não sofreu nenhum ferimento, mas a bala atingiu a diretora de fotografia e atravessou o seu corpo, acertando também o diretor.
A produção do filme segue paralisada e as autoridades locais continuam ouvindo testemunhas sobre o caso.
Após a morte de Halyna Hutchins, uma petição foi criada pedindo que balas de festim deixem de ser utilizadas em sets de filmagens e o showrunner de The Boys prometeu que este tipo de munição não será mais utilizada no set da série.