Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Empresa manipula resultados do Rotten Tomatoes com compra de críticas, diz site
Filmes

Empresa manipula resultados do Rotten Tomatoes com compra de críticas, diz site

Reportagem da Vulture denuncia esquema de empresas de relações públicas para índices do site

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
06.set.23 às 16h50
Atualizado há mais de 1 ano
Empresa manipula resultados do Rotten Tomatoes com compra de críticas, diz site
Foto: Ophelia/IFC Films/Divulgação

Mais importante agregador de críticas de cinema e TV da internet, o Rotten Tomatoes está no meio de polêmica com a empresa de relações públicas Bunker 15. Segundo reportagem da Vulture, a empresa teria manipulado os índices de filmes no RT ao pagar críticos para incluírem avaliações positivas na plataforma.

De acordo com a matéria, um dos principais favorecidos foi o drama independente Ophelia (2018), com Daisy Ridley, Naomi Watts e Clive Owen, baseado na obra de Shakespeare. À época do lançamento, o longa ganhou um índice de 46% de aprovação crítica, baseado na tabulação de 13 resenhas.

Responsável pela publicidade do filme, a Bunker 15 teria, então, oferecido favores financeiros a críticos menos conhecidos para tentar elevar o score do filme, que, de fato, subiu para 62%, o suficiente para ser considerado “Fresh” (fresco). Ainda segundo o site, a empresa teria pago até US$ 50 (R$ 247, na cotação da data desta matéria) para cada crítico.

Procurada pela reportagem da Vulture, a chefia da Bunker 15 nega as acusações.

No ar desde 1998, o Rotten Tomatoes agrega críticas de filmes e séries em um único espaço, facilitando o acesso dos cinéfilos e seriemaníacos. A partir daí, o site determina certos índices baseados na porcentagem de comentários favoráveis dados a determinada produção, baseado no número de resenhas consideradas para o site.

O agregador desperta amor e ódio em vários fãs, mas, inegavelmente, é uma das ferramentas mais poderosas nas campanhas de publicidade de grandes produções.

Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e siga a gente nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Fonte: Vulture

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais