Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Quem diria? Se vestir como Batman ou seu herói preferido pode aumentar sua produtividade
Filmes

Quem diria? Se vestir como Batman ou seu herói preferido pode aumentar sua produtividade

O empregado que sua empresa merece, não o que ela precisa

Jefferson Sato
Jefferson Sato
06.dez.17 às 16h04
Atualizado há mais de 7 anos
Quem diria? Se vestir como Batman ou seu herói preferido pode aumentar sua produtividade

É quarta-feira, meio de uma semana com um monte de coisa acontecendo e todo mundo merece fugir disso por um segundo, portanto aí vai uma informação maluca: você pode se tornar mais produtivo caso se vista como seu herói preferido, segundo um estudo (via World Economic Forum).

Um grupo de pesquisadores nos EUA realizaram um estudo intitulado The “Batman Effect”: Improving Perseverance in Young Children (ou “O ‘Efeito Batman’: Melhorando a Perseverança em Jovens Crianças”). O objetivo era ver como a produtividade de 180 crianças era afetado por diferentes circunstâncias.

As crianças foram divididas em três grupos. Todas elas deviam fazer uma atividade considerada chatas em um computador por dez minutos. No entanto, caso ficassem entediadas, elas tinham o direito de brincar com um iPad a qualquer momento.

As instruções foram as mesmas em cada grupo, exceto por um detalhe final. As crianças do primeiro deviam se perguntar se elas achavam que estava trabalhando duro. As do segundo precisavam fazer esta mesma pergunta, mas na terceira pessoa: “o fulano está trabalhando duro”? Já as do terceiro tinham a opção de se vestirem como super-heróis ou personagens fictícios e elas deviam fazer a pergunta pensando no personagem: “o Batman está trabalhando duro”?

O resultado é que as crianças de todos os preferiam ficar no iPad (finja que está surpreso), mas foi descoberto que as fantasiadas realizavam a tarefa consideravelmente melhor do que as outras.

Crianças de seis anos foram perseverantes por um tempo maior do que as de quatro anos. Nas duas idades, crianças que se fantasiaram como alguém exemplar – neste caso como um personagem, como o Batman – gastou mais tempo trabalhando, seguido pelas crianças que tinham uma perspectiva na terceira pessoa e, finalmente, as com perspectiva na primeira pessoa.

O que exatamente isso significa provavelmente vai exigir mais estudos, mas parece indicar que crianças acabam assumindo qualidades de seus personagens quando estão fantasiadas, resultando em um período de trabalho maior do que as outras.

Já para os adultos é um pouco mais complicado, já que você não vai se fantasiar com cueca por cima da calça no trabalho, mas talvez sirva como uma forma de inspiração. Afinal, o Batman está trabalhando bem hoje?

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais