Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Procon-SC processa Netflix por cobrança extra e determina multa
Filmes

Procon-SC processa Netflix por cobrança extra e determina multa

Empresa do Tudum não respondeu questionamentos e terá que pagar R$500 por cada reclamação aberta no estado

Saori Almeida
Saori Almeida
07.jun.23 às 12h51
Atualizado há quase 2 anos
Procon-SC processa Netflix por cobrança extra e determina multa
Netflix/Divulgação

O Procon de Santa Catarina (Procon-SC) abriu um processo administrativo com medida cautelar contra a Netflix, relacionado à cobrança de taxa extra por compartilhamento de senha da plataforma de streaming. A agência é uma das mais recentes a se manifestarem por causa da nova política do Tudum.

De acordo com o Procon-SC, a decisão de abrir o processo foi tomada após a Netflix não responder questões solicitadas pela Diretoria de Relações e Defesa do Consumidor do estado. A empresa do serviço vermelho terá que pagar uma multa de R$ 500,00 por cada reclamação aberta no órgão.

Nas palavras de Alisson Micoski, Diretor de Relações e Defesa do Consumidor do Procon-SC:

“Assim que a empresa informou os clientes das mudanças bruscas nos termos do compartilhamento de telas, nós adotamos, no último dia 29, o procedimento para emitir notificação, solicitando diversas informações para que fossem analisadas por esta Diretoria, e não tivemos resposta. Diante disso, determinei a abertura do processo administrativo que já tem sua decisão cautelar.”

Entre os tópicos dos questionamentos feitos pelo Procon-SC, estão a forma como a Netflix controlará o compartilhamento de senhas sem infringir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), qual será o critério utilizado para a cobrança extra e quais serão as limitações impostas ao cliente com essa política. Atualmente, a empresa estaria cometendo "flagrante abuso".

“Esta decisão protege cada consumidor que se sentir lesionado, além de que o Procon determina, ainda, que a Netflix garanta os termos que foram anteriormente contratados pelos atuais usuários da plataforma. Importante também ressaltar que a empresa terá o prazo legal para sua ampla defesa."

Outros órgãos que já se manifestaram sobre a cobrança extra por compartilhamento de senha da Netflix incluem o Procon do Paraná e de São Paulo.

Fique ligado no NerdBunker para mais novidades sobre esse caso. Aproveite e baixe o novo Aplicativo do Jovem Nerd para iOS ou Android.

Fonte: Procon, Forum

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais