O Oscar 2024 aconteceu no último domingo (10) e, seguindo a tradição, contou com vencedores inesperados entre títulos que acabaram ignorados. Pensando nisso, o NerdBunker reuniu as maiores surpresas e os grandes esnobados da noite. Confira abaixo:
Assassinos da Lua das Flores: Esnobado

O grande esnobado do Oscar 2024 foi Assassinos da Lua das Flores. O filme chegou à premiação com 10 indicações e não levou nenhuma estatueta para casa, perdendo boa parte para Oppenheimer ou Pobres Criaturas, os dois grandes vencedores.
Uma triste curiosidade é que essa é a terceira vez que um filme de Martin Scorsese recebe 10 indicações e não recebe nenhum Oscar. O mesmo aconteceu com Gangues de Nova York (2002) e O Irlandês (2019).
Ficção Americana: Surpresa

Contrariando qualquer previsão, o filme Ficção Americana levou para casa o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Tido por muitos como a grande disputa entre Barbie e Oppenheimer na premiação, o troféu acabou com o filme escrito e dirigido por Cord Jefferson com base no livro Erasure, de Percival Everett.
Maestro: Esnobado

Maestro, a cinebiografia de Leonard Bernstein, passou batida do Oscar 2024. Mesmo com sete indicações, o filme produzido, dirigido e coescrito por Bradley Cooper não venceu uma única categoria.
O Menino e a Garça: Surpresa

Tudo bem que não é exatamente surpreendente que um filme do gênio Hayao Miyazaki seja premiado. Porém, O Menino e a Garça garante uma vaga na lista graças à concorrência, já que Homem-Aranha: Através do Aranhaverso parecia com uma mão na taça. Por esse contexto, a vitória do filme do Studio Ghibli se torna sim uma agradável surpresa.
Sociedade da Neve: Esnobado

A Sociedade da Neve recebeu duas indicações, nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Cabelo e Maquiagem. Porém, a produção da Netflix perdeu ambos os troféus para Zona de Interesse e Pobres Criaturas, respectivamente, deixando a cerimônia de mãos abanando.
Godzilla Minus One: Surpresa

Assim como O Menino e a Garça, a vitória de Godzilla: Minus One não é uma surpresa pela própria qualidade, mas pelos fortes concorrentes com quem disputava. Afinal de contas, uma produção japonesa com um orçamento enxuto desbancar filmes como Guardiões da Galáxia vol. 3 e Missão Impossível: Acerto de Contas não deixa de causar certo espanto.
Barbie: Esnobado

Barbie já foi considerado um filme esnobado desde a indicação, já que o Oscar 2024 não trouxe Greta Gerwig para disputar Melhor Direção ou Margot Robbie como concorrente a Melhor Atriz. Porém, a cerimônia ampliou esse sentimento ao só premiar o longa da boneca com Melhor Canção Original por “What I Was Made For”, de Billie Eilish. Apesar de merecido, o prêmio parece pouco para um dos grandes filmes do ano passado.
Fique de olho no NerdBunker para mais novidades sobre cinema, TV e mais. Aproveite para conhecer todas as nossas redes, entrar em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.