Ao longo de mais de 15 anos, o MCU virou um dos responsáveis pela tradição das cenas pós-créditos, que acostumaram o espectador a só levantar de fato da cadeira quando todas as luzes do cinema se acendem.
- Veja todas as datas dos próximos filmes e séries da Marvel (MCU)
- Os lançamentos de filmes que queremos ver nos cinemas em 2025
No entanto, se na fase de ouro da Marvel, tais sequências serviram para pavimentar a construção de um grande universo, como a lenta chegada do vilão Thanos e a formação dos Vingadores, a coisa se complicou um pouco nos últimos anos.
Isso porque, com a enxurrada de conteúdo produzido pelo estúdio desde o fim da Saga do Infinito, o MCU trouxe algumas cenas pós-créditos que prometeram muito, e (ao menos até agora) não entregaram nada. Confira abaixo:
1- Doutor Estranho (2016)

A primeira aventura do mago vivido por Benedict Cumberbatch termina com Mordo (Chiwetel Ejiofor) aparentemente caindo para o mal. O feiticeiro toma para si a missão de caçar outros magos pelo mundo, julgando que o uso da magia foi banalizado… mas nunca mais foi visto.
Para ser justo, o personagem até retornou em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022), mas com uma versão variante, parte do universo paralelo visitado por Strange.
2- Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Depois da batalha contra o Teioso, o vilão Abutre (Michael Keaton) vai parar no xilindró, onde encontra outro grande vilão do Aranha, Mac Gargan (Michael Mando). Nos quadrinhos, o personagem se torna o Escorpião. No cinema, Gargan não foi visto em nenhuma das continuações com Tom Holland.
3- Falcão e o Soldado Invernal (2021)

Antiga aliada dos mocinhos desde os tempos de Steve Rogers, a agente Sharon Carter (Emily VanCamp) ajudou a dupla titular em Falcão e o Soldado Invernal, mas também sofreu uma mudança de caráter.
A personagem virou uma perigosa mercadora de informações secretas, agora com acesso ao governo estadunidense. Muitos teorizaram que Sharon poderia ser uma Skrull, mas nem a minissérie Invasão Secreta (2023) trouxe a personagem de volta.
4- Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021)

Depois de uma aventura mística que o coloca em rota de colisão contra o próprio pai, o Shang-Chi (Simu Liu) conhece Wong (Benedict Wong), com quem investiga as origens dos dez anéis místicos que dão poder ao herói.
O parceiro do Doutor Estranho chama a ajuda de Bruce Banner (Mark Ruffalo), o Hulk, e Carol Danvers (Brie Larson), a Capitã Marvel. Juntos, os heróis descobrem que os anéis estão emitindo um sinal para algo fora do planeta, e até hoje não sabemos do que se trata.
5- Eternos (2021)

Aqui, temos não uma, mas duas cenas pós-créditos que prometeram bastante, inclusive com uma baita adição ao rol de famosos da Marvel.
A primeira apresenta o cantor e ator Harry Styles como Eros, o irmão de Thanos, que se junta aos Eternos remanescentes para novas aventuras. Já na Terra, Dane Whitman (o nosso eterno Jon Snow, Kit Harington) descobre uma lendária espada divina, até ser interrompido pelo vampiro Blade (Mahershala Ali).
6- Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021)

Com as portas do multiverso escancaradas, Tom Hardy e o Venom, do universo Aranha da Sony, curtiram férias no MCU, até serem levados de volta pelo novo feitiço do Doutor Estranho.
A cena funciona como uma piada ao final do filme, mas deixou uma pista interessante para o futuro do Teioso, já que parte do simbionte ficou no universo principal de Tom Holland.
7- Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)

Strange realmente não tem sorte com o multiverso. Depois de resolver toda a confusão com Wanda (Elizabeth Olsen), o mago é chamado para consertar outra bagunça multiversal com a guerreira Clea (Charlize Theron) e não deu as caras desde então.
8- Cavaleiro da Lua (2022)

O personagem vivido por Oscar Isaac ganhou uma minissérie própria, explorando a dualidade do herói com dupla personalidade. O que os espectadores não contavam é que há ainda uma terceira e mais perigosa persona dentro do corpo de Marc Spector: o impiedoso Jake Lockley.
9- Thor: Amor e Trovão (2022)

Depois de ser humilhado pelo Deus do Trovão, Zeus (Russell Crowe) declara temporada de caça ao Thor, e decide soltar logo a arma pesada contra o Vingador: ninguém menos que Hércules, vivido pelo astro Brett Goldstein (Ted Lasso).
10- Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)

Depois de terem uma variante malvada derrotada por Scott Lang (Paul Rudd) e companhia, outras versões mais poderosas de Kang, o Conquistador (Jonathan Majors) se reúnem para traçar um plano de combate contra os heróis da Terra.
O conselho reúne ainda o maior número possível de variantes do vilão, que dificilmente serão vistas novamente, já que Majors foi demitido do MCU, e o próximo filme dos Vingadores, que originalmente lidaria com a ameaça de Kang, foi remodelado.
11- As Marvels (2023)

Ainda no multiverso, a Monica Rambeau de Teyonah Parris é mais uma a se perder em diferentes realidades, indo parar no universo dos X-Men da Fox ao final do filme. Lá, a heroína é recebida pelo Fera (Kelsey Grammer), e por uma versão mutante da própria mãe, Maria (Lashana Lynch).
Menção honrosa: Morbius (2022)

Já de início, pedimos sinceras desculpas por trazer a memória deste filme à tona, mas o vampiro de Jared Leto ganhou uma cena pós-créditos que nos deixou coçando a cabeça até hoje.
A sequência tem Michael Keaton de volta como o Abutre, que, por algum motivo, foi parar no universo da Sony após os eventos de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021). O vilão propõe uma aliança a Morbius, e indica que a dupla vai atrás de outros vilões para enfrentar o Teioso.
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.