Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Mark Gustafson, codiretor do Pinóquio de del Toro, morre aos 64 anos
Filmes

Mark Gustafson, codiretor do Pinóquio de del Toro, morre aos 64 anos

Grande artista na área da animação stop motion também foi responsável por O Fantástico Sr. Raposo, de Wes Anderson

Saori Almeida
Saori Almeida
02.fev.24 às 12h31
Atualizado há cerca de 1 ano
Mark Gustafson, codiretor do Pinóquio de del Toro, morre aos 64 anos
Globo de Ouro/Reprodução

Foi anunciado que o diretor e grande animador stop motion Mark Gustafson faleceu, na última quinta-feira (01), aos 64 anos. Um dos trabalhos mais recentes do cineasta foi como codiretor do Pinóquio de Guillermo del Toro.

Pouco após a notícia ser revelada, del Toro foi às redes sociais prestar homenagem ao colega e amigo. Confira o texto, na íntegra, abaixo:

View post on X

"Eu admirava Mark Gustafson mesmo antes de conhecê-lo. Um pilar da animação stop motion - um verdadeiro artista. Um homem compassivo, sensível e mordazmente espirituoso. Uma lenda e amigo que inspirou e deu esperança a todos ao seu redor. Ele faleceu ontem. Hoje o homenageamos e sentimos saudades.

Ele deixa para trás um legado titânico de animação, que remonta às origens de Claymation e que moldou a carreira e arte de inúmeros profissionais. Deixa amigos, colegas e uma filmografia histórica. Meu pêsames vão para a amada esposa dele, Jennifer.

Eles dizem para nunca conhecer seus heróis... Eu discordo. Você não pode ficar desapontado por alguém ser humano... Todos nós somos. Queimar o óleo da meia-noite durante a pós-produção, fazer alterações diárias em animação via Zoom durante a pandemia do Covid ou ficar preso no elevador de um cinema em Londres...

Sou feliz tanto por ter convivido com Mark, o humano, quanto por ter recebido a honra de conhecer o artista. Como eu disse, eu o admirava antes de conhecê-lo. Adorei a oportunidade de compartilhar tempo e espaço com ele durante os altos e baixos. Para todo o sempre."

Além de Pinóquio, Gustafson possui outros grandes projetos no currículo, como a animação stop motion O Fantástico Sr. Raposo, de Wes Anderson. O artista trabalhava na área dos bonecos de madeira ou massa de modelar desde meados dos anos 1980.

Mark Gustafson recebeu, junto de del Toro, o Oscar 2023 de Melhor Filme de Animação por Pinóquio. Com O Fantástico Sr. Raposo, ele foi indicado a duas categorias da premiação em 2010.

Fonte: Guillermo Del Toro (X/Twitter)

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast