Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Vozes de Kung Fu Panda 4 detalham o divertido processo de dublagem
Filmes

Vozes de Kung Fu Panda 4 detalham o divertido processo de dublagem

Lúcio Mauro Filho, Taís Araújo e Danni Suzuki falam sobre o novo filme da saga e escolhem trilha sonora brasileira

Gabriel Avila
Gabriel Avila
25.mar.24 às 09h20
Atualizado há cerca de 1 ano
Vozes de Kung Fu Panda 4 detalham o divertido processo de dublagem
NerdBunker/Divulgação

Kung Fu Panda 4 marca o retorno do panda guerreiro aos cinemas. Como de costume na saga, o filme tem um elenco de vozes estrelado no Brasil, para representar velhos e novos personagens no nosso idioma. Para entender melhor essa dinâmica, o NerdBunker conversou com Lúcio Mauro Filho, Taís Araújo e Danni Suzuki sobre a versão brasileira da produção.

Do trio, o veterano é Lúcio Mauro Filho, que deu voz a Po em todos os filmes da franquia até aqui. O ator explicou que passou anos na expectativa de voltar ao personagem, mas a passagem de tempo também trouxe uma preocupação: “Você vai começando a envelhecer e pensa ‘ai meu Deus, será que vai ter voz?’”, lembrou.

“Esses personagens de animação não têm idade, eles não envelhecem. É que nem na Grande Família. Chegou uma hora em que eu falei ‘gente, não está mais combinando. Porque o Tuco sempre vai ter uma idade de Tuco, e o Lúcio não. Chega uma hora que fica anacrônico’. Na animação, se você conseguir manter um trabalho vocal legal, você tem essa possibilidade de passar 15 anos e ainda conseguir entregar um trabalho bacana.”

O que acalmou o astro foi finalmente receber o roteiro de Kung Fu Panda 4 e perceber que a história traz um amadurecimento para o Dragão Guerreiro. Esse foi o ingrediente principal de uma mistura de fatores que deram a segurança necessária para embarcar na nova aventura:

“Acho que consegui muito pela intimidade que tenho com os personagens, mas muito também por esse refresh de virem personagens novos. E aí quando você descobre quem são as pessoas que farão as vozes, dá uma excitação extra de ‘ai meu Deus, gente talentosa que eu amo!’. O que a gente quer na vida é trabalhar assim, com gente que a gente admira, então quando fiquei sabendo falei ‘ahhh, isso vai ser bom!’.”

View post on Instagram
 

Um dos novos personagens do filme é a Camaleoa, que ganhou a voz de Taís Araújo. Segundo a atriz, o chamado para fazer um teste para participar do bastante causou comoção em seu lar, que é cheio de fãs da saga:

“Quando recebi o convite, eu pirei, porque adoro animação e Kung Fu Panda. Vi todos com os meus filhos, então eles enlouqueceram, de ‘pelo amor de Deus, tem que fazer!’. Fui fazer o teste meio assim: ‘se a mamãe não passar, não se decepcionem. Existe essa possibilidade’. Quando passei, eles festejaram muito e eu também, porque eu queria fazer parte desse universo. Sendo fã de uma coisa, fazer parte dela me coloca dentro de um universo que eu era apenas espectadora. Uma alegria fazer parte da gangue dos vilões de uma forma potencializada!”

Danni Suzuki encarou o desafio de interpretar a novata Zheng com muita responsabilidade graças à importância que o elenco de apoio sempre teve na franquia Kung Fu Panda:

“É muito forte, especialmente porque ela não chega como uma boazinha. Ela chega como traidora, amiga, vilã… Só depois que ela vai se reconstruindo, então há uma chance de as pessoas não gostarem ou te amarem. É um risco e um desafio muito grande.”

View post on Instagram
 

A influência das vozes originais em Kung Fu Panda 4

A escolha de grandes atores para dar voz aos filmes Kung Fu Panda é uma herança da versão original. Para o quarto filme, a DreamWorks contou com Jack Black de volta como Po, Awkwafina como Zheng e Viola Davis como Camaleoa. Intérprete da vilã no áudio em português brasileiro, Taís Araújo explica que ouviu a interpretação da colega, mas tomou cuidado:

“Ouvi um pouco a Viola, mas não dá, né? [Risos] A gente tem que trabalhar com a realidade. Eu ouvi, mas não dava, então vamos adequar ao que é possível para mim dentro das minhas características, se não a gente vai trabalhar na frustração o tempo inteiro. Mas claro que ouvi a voz da Viola algumas vezes.”

Danni Suzuki, por sua vez, já havia dado voz à mesma personagem que Awkwafina na animação Patos (2024). Apesar de ter um timbre parecido com o da colega, dessa vez ela fugiu um pouco da versão original:

“Esse é o segundo personagem que eu faço que tem a voz da Awkwafina. Só que desta vez pediram para fazer diferente e me afastar do timbre dela. Porque na versão daqui eles queriam uma raposa mais jovem, e a minha voz é grossa. Então a gente ficou tentando achar uma voz mais suave, adolescentezinha. No registro final, o meu timbre ficou bem diferente, então acabei criando uma outra Zheng. Foi bem desafiador, porque volta e meia eu me pegava voltando para aquela voz que é confortável para mim.”

Criando a trilha sonora brasileira de Kung Fu Panda 4

Os créditos de Kung Fu Panda 4 contam com uma versão da canção “... Baby One More Time”, de Britney Spears, interpretada por Tenacious D, a banda de rock de Jack Black. Você pode conferir o resultado abaixo:

Watch on YouTube

Questionado sobre qual artista gostaria de interpretar caso recebesse uma chance parecida, Lúcio Mauro Filho, que também é músico, seguiu o caminho do pop:

“Acho que Gaby Amarantos. Tenho minhas conexões com o norte, com Pará, tenho essa paixão por ela, pela artista e mulher Gaby Amarantos, e também pelo tecnobrega, que é uma junção de uma música que sempre existiu com uma coisa que vem de fora. Tô falando isso porque o Jack Black foi lá e escolheu Britney Spears, que é um ícone pop, e eu acho que Gaby Amarantos é um ícone pop do Brasil.”

Kung Fu Panda 4 está em cartaz nos cinemas do Brasil. Fique de olho no NerdBunker para mais novidades sobre cinema. Aproveite para conhecer as nossas redes sociais, entrar em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast