Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Jordan Peele dubla Obama para alertar sobre fake news
Filmes

Jordan Peele dubla Obama para alertar sobre fake news

Nem tudo que assistimos é real e Peele alerta sobre uma possível distopia

João Abbade
João Abbade
18.abr.18 às 10h24
Atualizado há quase 7 anos

Jordan Peele usou sua habilidade de imitação e a ajuda de inteligências artificiais para nos avisar de um possível futuro distópico das noticias falsas. Em um vídeo comercial do Buzzfeed, o ator de Key and Peele e diretor de Corra! dubla um pronunciamento do ex-presidente Barack Obama — colocando palavras nunca antes ditas na boca do democrata.

A verdade é que Obama nunca disse que 'Killmonger agiu corretamente' ou xingou Donald Trump em público. Entretanto, o vídeo com fatos curiosos alerta sobre a possibilidade de vivermos em uma realidade onde não podemos acreditar no que as pessoas falam em vídeo,

Estamos entrando em uma era em que nossos inimigos podem fazer qualquer um dizer qualquer coisa a qualquer momento.

Peele por si só é um ótimo imitador do ex-presidente, mas ele ainda recebeu ajuda de uma inteligência artificial que consegue sintetizar qualquer discurso na boca de uma pessoa. O vídeo gravado tinha o diretor de Corra falando, mas — com uma análise do material — foi possível que a boca de Obama mexesse de forma similar as palavras saídas da boca de Peele.

No ano passado, um experimento da Universidade de Washington criou uma forma de emular qualquer movimento de boca em qualquer vídeo. Para demonstrar isso, eles conseguiram colocar um mesmo discurso de Obama em quatro filmagens diferentes do ex-presidente. Até foi possível fazer com que o jovem presidenciável fosse dublado pelo Obama de 56 anos.

Infográfico criado pela Universidade de Washington para explicar o método

O processo envolve mapeamento do áudio e dos vídeos para recriar o movimento da boca de forma mais verossímil. Ainda pode haver problemas na fidelidade deste material se os dentes, por exemplo, não forem bem renderizados. "Se nós não renderizarmos os dentes ou o queixo da maneira certa, as pessoas vão notar rapidamente que o vídeo é falso", disse o autor do estudo, Supasorn Suwajanakorn.

Veja o vídeo do teste realizado com Obama em 2017:

Entretanto, o vídeo de Peele e Buzzfeed não precisou usar tecnologias tão experimentais e avançadas. Para criar o comercial foi usado apenas o After Effects e o FakeApp — uma aplicação que usa inteligência artificial para mesclar diferentes vídeos. O aplicativo foi muito usado para colocar Nicolas Cage em filmes como Homem de Aço e Indiana Jones.

"Este é um momento perigoso da história”, conclui Peele. “Precisamos estar mais vigilantes com o que confiamos na internet. É um momento em que precisamos confiar em fontes de notícias fidedignas. Pode parecer básico, mas a maneira como caminhamos em uma era de informação será a diferença entre sobreviver ou vivermos em uma distopia fodida."

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast