Nesta semana, Jack Black veio a São Paulo para promover o lançamento de seu novo filme, Goosebumps: Monstros e Arrepios, e participou de uma coletiva de imprensa na qual respondeu a perguntas de jornalistas sobre sua carreira.
Durante a entrevista, o ator falou alguns leves spoilers sobre o seu novo longa. São detalhes pequenos que revelam a verdadeira identidade do personagem que ele interpreta e podem já ter sido citados em materiais promocionais de Goosebumps, mas, se você é do tipo que não gosta de saber nada sobre o filme antes de assistir, talvez seja melhor ler essa entrevista depois da sessão de cinema.
Carreira
Quando perguntado sobre papeis passados em sua carreira, Jack comentou que o personagem que foi um verdadeiro divisor de águas na carreira dele não foi Dewey, de Escola do Rock, como muitos podem imaginar, e sim Barry, de Alta Fidelidade. O ator comentou foi nessa época que ele achou a própria ‘voz’ como interprete e que a partir desse longa ele começou a ser chamado para participar de vários filmes sem sequer fazer testes.
O ator aproveitou também para lembrar que estão sendo feitas uma série de TV e uma peça da Brodway baseadas em Escola do Rock, mas que ele, infelizmente, não tem nada a ver com nenhuma delas. Ele brincou dizendo que não parece muito justo que ele não esteja lucrando com isso.
Vilões e personagens reais
Sobre interpretar um personagem baseado em uma pessoa real, Jack comentou que não é a primeira vez que faz isso. Ele já interpretou Bernie Tiede em Bernie: Quase um Anjo, e que com Bernie ele tentou fazer uma imitação perfeita da pessoa. Dessa vez, por questões de recursos dramáticos, ele não tentou emular R. L. Stine de nenhuma maneira, pois no filme ele interpreta uma versão mais sombria e antissocial do autor, para levar o público a pensar que ele é o vilão no começo.
Quando questionado sobre a construção de R. L. Stine como vilão, o ator aproveitou para lembrar que este não é o primeiro vilão da carreira dele, que ele já foi o vilão em A História Sem Fim Parte III, mas que ninguém lembra desse.
Sobre Stine especificamente, ele disse que da maneira como ele interpretou, ele começa bem sinistro, antissocial e pode até parecer uma pessoa má, mas na verdade ele é só reservado por conta de uma infância difícil. E por isso criou tantas defesas e monstros para se proteger. “Ele pode parecer uma pessoa horrível, mas é só um garotinho sensível se escondendo atrás dessas barreiras”, declara Jack Black.
Continuações
Goosebumps: Monstros e arrepios está indo muito bem nas bilheterias americanas. Tão bem que já foi confirmada uma continuação para o longa. Sobre isso, Jack comentou que há uma grande expectativa para que o filme seja um sucesso e que o estúdio implore para que os atores voltem para a continuação, mas nesse caso específico pode ser complicado por já terem usado todos os monstros de R. L. Stine em um só filme e ele não tem ideia do que pode acontecer na sequência.
“Todos os monstros vão escapar...DE NOVO? Parece improvável. Seria divertido fazer algo do tipo R. L. Stine versus J. K. Rowling, com os dois escrevendo loucamente. Mas eu não deveria ter dito isso pra vocês, na verdade essa é uma ideia muito boa. Alguém pode roubar agora.”, brincou Jack.
Goosebumps: Monstros e Arrepios estreou em 22 de outubro no Brasil e você pode conferir o nosso review neste link.