Os organizadores do prêmio Framboesa de Ouro anunciaram que vão descontinuar a categoria de Pior Atuação de Bruce Willis. Pensada como forma de piada com as produções de baixo orçamento que o ator fez nos últimos anos, a brincadeira foi modificada após o anúncio da aposentadoria do astro de ação por problemas de saúde (via AV Club).
Inicialmente, John J.B. Wilson e Mo Murphy negaram que o prêmio seria cancelado, mas voltaram atrás com novo comunicado. A dupla diz:
“Se a situação médica de alguém é um fator em sua tomada de decisões e em suas atuações, reconhecemos que não é apropriado premiá-los com um Framboesa.”
Astro de filmes como Duro de Matar (1988) e Pulp Fiction (1994), Willis foi diagnosticado recentemente com afasia, um transtorno neurológico que afeta a comunicação de uma pessoa, prejudicando a fala, a compreensão, a leitura e a escrita em diversos graus.
Depois da notícia, surgiram relatos de que o ator já tinha dificuldades em gravar suas cenas em diversas produções. Nomes como M. Night Shyamalan e Sylvester Stallone saudaram o ator.
O Framboesa de Ouro premia, anualmente, os piores filmes e atores do ano, em cerimônia satírica à entrega do Oscar.