Um trágico acidente aconteceu ontem (21) no set de Rust, faroeste escrito e dirigido por Joel Souza.
Segundo as autoridades locais (via Deadline), o ator Alec Baldwin descarregou uma arma cenográfica no set, que deveria estar carregada com balas de festim. O acidente causou a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu o diretor do longa.
De acordo com o xerife de Santa Fé, responsável pelo caso, “Baldwin foi ouvido pelos investigadores e liberado em seguida. Nenhuma prisão ou acusação foi oficializada”.
Hutchins foi levada de helicóptero para o hospital da Universidade do Novo México, mas sua morte foi confirmada em seguida. Já Joel Souza foi levado ao hospital e, segundo Frances Fisher, uma das atrizes do filme, já recebeu alta:
O acidente paralisou a produção do filme por tempo indeterminado, e testemunhas continuarão sendo ouvidas durante a investigação. Segundo fontes da Variety, Baldwin estava chorando quando conversou com as autoridades.
O Deadline ressalta que, tradicionalmente, há um profissional em sets de filmagens dedicado a cuidar das armas e garantir que elas estejam carregadas com festim e não balas de verdade. A munição de festim costuma ser utilizada em gravações porque não possui o projétil, que é a parte da munição que atinge o alvo. Com isso, elas fazem o barulho semelhante e criam a sensação de recuo de um tiro, mas não estão carregadas de verdade.
O grave acidente lembrou muitos fãs da morte de Brandon Lee, em 1993. Na época, o filho de Bruce Lee estava no set do filme O Corvo, e foi atingido por um projétil que ficou preso no cano do revólver.