Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Sonda da missão IM-1, que deve pousar na Lua, envia primeiras imagens para Terra
Ciência e Tecnologia

Sonda da missão IM-1, que deve pousar na Lua, envia primeiras imagens para Terra

Se tudo der certo, evento marcará o primeiro pouso de um robô norte-americano no satélite natural desde a iniciativa Apollo

Saori Almeida
Saori Almeida
20.fev.24 às 11h52
Atualizado há cerca de 1 ano
Sonda da missão IM-1, que deve pousar na Lua, envia primeiras imagens para Terra
Intuitive Machines/Divulgação

As primeiras imagens da sonda da Intuitive Machines, que tentará pousar na Lua nos próximos dias, chegaram à Terra. A nave da missão IM-1 foi lançada na última quinta-feira (15).

No X (antigo Twitter), a Intuitive Machines compartilhou as capturas que a sonda fez ainda perto do nosso planeta. Além da Terra, é possível ver um pedaço do módulo de pouso "Nova-C" (também chamado de "Odysseus") e o segundo estágio do foguete Falcon 9 se distanciando após a separação.

Confira abaixo:

View post on X

"A Intuitive Machines transmitiu, com sucesso, suas primeiras imagens da missão IM-1 para a Terra em 16 de fevereiro de 2024. As capturas foram realizadas logo após a separação do segundo estágio do Falcon 9, foguete da SpaceX, na primeira viagem da Intuitive Machines à Lua, sob a iniciativa CLPS [Commercial Lunar Payload Services] da NASA."

De acordo com os planos originais, o módulo "Odysseus" deve pousar na Lua em 22 de fevereiro. Até o momento, a sonda tem funcionado sem problemas durante a jornada até o satélite natural.

Segundo a Intuitive Machines, se tudo der certo, essa será “a primeira ignição de um motor de metano e oxigênio líquidos no espaço”. Essa tecnologia, em teoria, permite que a nave chegue ao destino mais rápido e não fique exposta à alta radiação ao redor da Terra por muito tempo (cinturão de Van Allen).

A missão IM-1 também deve marcar o primeiro pouso suave planejado de um robô norte-americano na Lua desde as missões Apollo, concluídas em 1972.

Vale ainda comentar que a "Nova-C" está carregando seis cargas de equipamentos e arquivos de pesquisa da NASA. Outras seis cargas são de contratantes diferentes e incluem até esculturas da Lua, feitas pelo artista Jeff Koons.

A sonda deve ficar inoperante após sete dias do possível pouso.

Fique de olho por aqui para mais atualizações. Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.

Fonte: Space News, Engadget, Intuitive Machines

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais