O Instituto Italiano de Tecnologia criou uma versão do robô humanoide iCub com motores a jato. A ideia da empresa é que os robôs possam voar e salvar pessoas após desastres naturais.
Com quase 1 metro de altura, a primeira versão do robô iCub foi criada em 2009, e tem seu código aberto - o que significa que várias empresas o utilizam para testes e modificações. Dessa vez, o ITT teve a ideia de colocar motores nos braços do robô, para que ele possa voar.
No vídeo acima, a empresa mostra como essa versão do iCub poderia se locomover em um cenário de desastre natural. Já o registro abaixo é um teste dos motores a jato:
O Nerdist ressalta que tudo está em fase de testes por enquanto, e ainda não há confirmação de que o robô terá a força e o equilíbrio necessários para se locomover dessa forma.
- Robô Ameca aparece na CES 2022 e impressiona (e assusta) por simular expressões humanas
- Disney registra tecnologia de realidade virtual que não precisa de fones ou óculos
No entanto, já dá para imaginar (com certo receio) como seria ter robôs capazes de voar pelos céus.