Você já imaginou poder criar uma história só sua no universo das suas séries ou filmes favoritos, sem precisar queimar neurônios e acabar com seu estoque de café? Ou apenas ter um “amigo” com as respostas para as mais variadas perguntas a um texto de distância? É o que oferece a inteligência artificial ChatGPT, que vem se destacando nos últimos meses por fornecer respostas e textos mais coerentes e “humanos” do que qualquer outra IA disponível.
- Conheça o Dall-E, IA que transforma textos em imagens
- IA transforma suas fotos em personagens de anime
Lançada no fim de 2022 pela OpenAI (a mesma da do Dall-E), a brincadeira virou coisa séria, bancada até em US$ 10 bilhões pela poderosa Microsoft. Assim como demais chatbots (robôs de conversação), o ChatGPT usa a inteligência artificial e o aprendizado de máquina (machine learning) para vasculhar bilhões de informações nos mais variados bancos de dados, desde enciclopédias virtuais até redes sociais, para ter uma melhor noção de como simular a experiência humana. Mas o que é e como funciona, de fato, a ferramenta, e o que a diferencia das outras IAs?
Como funciona o ChatGPT?
Em linhas gerais, o ChatGPT funciona como uma espécie de assistente virtual. Imagine a Siri ou o Google Now do seu celular, elevados à enésima potência (e sem os erros hilários). A interface simples simula uma sala de bate-papo comum, em que você pode enviar qualquer tipo de pedido ou pergunta à IA.
Desde a receita do bolo que você está sonhando em comer até piadas envolvendo a trama do próximo Nerdcast RPG, o ChatGPT analisa também o contexto das conversas, buscando combinações a partir de palavras-chave nas suas frases.
Naturalmente, o robô ainda não é 100% perfeito, e pode vacilar se você busca alguma resposta mais específica. Possivelmente ele também não vai te revelar se há algum plano maligno para dominação mundial das máquinas (mas, se você quiser tentar…). Mesmo assim, as interações com a IA impressionam pela coerência.
Você pode até ver o tira-teima de como o ChatGPT se sai quando testado em um Nerdologia recente:
Como fazer login no ChatGPT
Por enquanto, a ferramenta segue gratuita, sem a necessidade de convite nem nada. Basta acessar o site oficial da OpenAI, que possui uma aba só para a IA. Até a publicação deste texto, os servidores do ChatGPT apresentavam capacidade máxima, com um campo onde os interessados podem deixar o e-mail e serem avisados quando a ferramenta estiver de volta.

Uma vez no login, basta criar uma nova conta com e-mail e senha (ou utilizar seus dados do Google) para entrar na plataforma. Ironicamente, o ChatGPT pede que VOCÊ, usuário, responda um captcha para provar que não é um robô. Uma vez na plataforma, basta deixar a curiosidade correr solta e sair perguntando.
Como usar o ChatGPT em português
Embora a plataforma e a interface estejam em inglês, o ChatGPT reconhece textos em diferentes línguas, inclusive o português brasileiro. Você pode digitar suas perguntas e pedidos diretamente na caixa de texto ou, se preferir, pedir que a ferramenta responda em outros idiomas.
Qual a utilidade do ChatGPT?
Além das brincadeirinhas de perguntas e respostas sobre a vida, o universo e tudo mais, ferramentas de IA como o ChatGPT podem ser de grande ajuda para programadores e até na educação. Se bem utilizada, a ferramenta pode trazer resultados mais rápidos para pesquisas e coisas do tipo. Entretanto, recomendamos uma dose saudável de cuidado. Como dito, os resultados, ainda que impressionantes, ainda deslizam em certos aspectos, necessitando de uma boa curadoria no que você vai ou não extrair da IA.
Veja exemplos do ChatGPT em ação: