Com o auxílio do telescópio James Webb, pesquisadores podem ter descoberto uma possível atmosfera ao redor do exoplaneta 55 Cancri e, também conhecido como Janssen, localizado a 41 anos-luz da Terra.
Em observações, os cientistas podem ter detectado gases atmosféricos ao redor de Janssen. A descoberta pode ajudar a entender mais sobre o passado distante da Terra, Venus e Marte.
Considerado uma superterra, o 55 Cancri e tem quase o dobro do diâmetro do nosso planeta, com composição parecida também, além de orbitar ao redor de uma calorosa estrela anã, assim como o nosso sol. Mas não vá ficando muito empolgado: é inabitável, com superfície coberta por um oceano de magma e preso na própria rotação, com dias e noites perpétuos.
Ainda assim, a informação é um gradual avanço na pesquisa de uma das principais superterras extrassolares, além de possivelmente trazer novas perspectivas sobre o passado do nosso próprio planeta que, em certo ponto, pode já ter sido inteiramente coberto por magma, também.
“No fim das contas, queremos entender as condições que possibilitam que um planeta rochoso sustente uma atmosfera rica em gases, que é um ingrediente fundamental para um planeta habitável”, explicou Renyu Hu, principal autor do mais recente estudo publicado sobre o 55 Cancri e.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.
Fonte: NASA