O TikTok pode ser banido dos Estados Unidos nesta semana. Como alternativa à possível proibição do aplicativo, os norte-americanos já encontraram um substituto com o RedNote.
- Facebook e Instagram trocarão checagem de fatos por notas da comunidade
- Opera lança nova versão do Opera GX, o navegador para os gamers
O RedNote é uma rede social chinesa lançada em 2013. O foco da plataforma são os vídeos curtos, utilizados normalmente para o compartilhamento de reviews e recomendações de produtos e serviços, locais para visitar e mais.
Ao instalar e abrir o aplicativo, o usuário é questionado sobre seus principais interesses, podendo escolher entre os tópicos mais variados, que vão de “arte” a “games”, “futebol” e até viagens. Com isso, o RedNote cria guias com os assuntos selecionados, criando timelines de vídeos curtos focados neles.

A rede chamou a atenção por se tornar o aplicativo mais baixado na App Store, a loja oficial de aplicativos da Apple, nesta semana. A movimentação dos usuários acontece dias antes de uma possível proibição do TikTok no país.
Por que o TikTok pode ser bloqueado nos EUA?
Em abril de 2024, os Estados Unidos sancionaram uma lei que proíbe aplicativos controlados por países estrangeiros considerados adversários. As autoridades alegam que ao coletar coletados, espionar usuários e veicular propaganda, esses apps colocam a segurança nacional em risco.
O TikTok é controlado pela chinesa ByteDance, que recebeu o prazo de 270 dias para encerrar as atividades da plataforma ou vendê-la para uma empresa norte-americana. O prazo se encerra no próximo domingo (19).
No momento, a Suprema Corte do país decide se a lei continua em vigor ou não. Porém, como ela parece não estar muito disposta a mudar a situação, os usuários começaram a migrar para o RedNote, que também é chinês.
Fique de olho no NerdBunker para mais novidades. Siga nossas redes sociais e entre em nosso grupo no Telegram para não perder nada – acesse e confira.