2022 está quase no fim e, mais uma vez, tivemos novidades bem legais para os amantes de astronomia. Das incríveis primeiras imagens do super telescópio James Webb até o raríssimo alinhamento entre Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno (visto até no Brasil), pode-se dizer que fomos muito bem servidos. Mas calma, que o ano ainda guarda algumas surpresinhas!
- Tudo sobre o programa espacial Artemis, que deve levar humanos à Lua em 2025
- NASA explica foto de “porta” misteriosa em Marte
Para você já preparar a empolgação e saber direitinho quando, onde e como acompanhar os principais eventos que vêm por aí, o Nerdbunker listou alguns dos acontecimentos que devem agitar os meses finais do ano no espaço. Veja abaixo:
25 de outubro - Eclipse parcial do Sol
Já no dia 25 deste mês, teremos o segundo eclipse solar do ano, seis meses após o de abril. O fenômeno só estará visível mesmo em partes da Europa, Ásia ocidental e na região nordeste da África, mas, nesse mundo maravilhoso da tecnologia, você poderá acompanhar tudo sem sair de casa. É que o evento terá transmissão ao vivo pelo observatório britânico Greenwich.
Você pode acompanhar o streaming abaixo, mas vai ter de fazer um esforcinho e acordar cedo, pois a previsão de início do eclipse é às 6h da manhã na terça:
Vale destacar que o Sol não ficará totalmente coberto pela Lua. Os eclipses, claro, ocorrem quando a trajetória da Lua passa entre a Terra e a estrela ardente, com a sombra projetada encobrindo o astro.
8 de novembro - Eclipse lunar total
A Lua não fica de fora da festa, e também terá seu momento de glória no comecinho de novembro. Este promete ser mais especial ainda já que, de acordo com a NASA, será o último eclipse lunar total em quase três anos. Segundo a agência espacial, a próxima oportunidade será apenas em 14 de março de 2025.
O fenômeno estará mais visível na Ásia, Austrália, Nova Zelândia, Américas do Norte e Central, e alguns países da América do Sul, como Equador, Colômbia, Venezuela e Peru.
O eclipse começa às 4h da e vai até as 10h50, no dia 8 de novembro. Se você quiser acompanhar, diversos canais científicos costumam oferecer transmissões ao vivo. Fique ligado aqui no Bunker para mais novidades!
14 de novembro - Lançamento da Artemis I
Após duas tentativas frustradas, a NASA tentará mais uma vez lançar a missão Artemis I. Parte do projeto de mesmo nome, a sonda é o primeiro estágio do programa que pretende levar a humanidade mais uma vez à Lua, em 2025.
O primeiro módulo não é tripulado e servirá para testar se a cápsula espacial Orion está apta a transportar a tripulação humana. O foguete dará um passeio pelo espaço até entrar em órbita lunar. Em seguida, a cápsula retorna à Terra.
Se tudo der certo, o foguete deve subir à 1h da manhã do dia 14, mas como o seguro morreu de velho, a NASA já tem reservados os dias 16 e 19, como possíveis datas alternativas de lançamento.
Chuva de Meteoros Orionids
Como item bônus, listamos também algumas chuvas de meteoros que ocorrem nos últimos meses do ano. A maioria delas só será vista no Hemisfério Norte, e ainda assim em condições muito específicas de visibilidade, mas nunca se sabe quando temos algum leitor por essas bandas, não é mesmo?
Uma delas está ocorrendo agora mesmo com força total. Formado por partes do Cometa Halley e outros corpos celestes, a Orionids atinge o pico de visibilidade agora no finalzinho de outubro.
Você pode acompanhar o fenômeno nessa transmissão ao vivo 24 horas por dia, que também aponta os momentos de maior visibilidade:
Agora é prestar bastante atenção em todos os dias e horários e se deleitar com as maravilhas que o nosso universo proporciona! Continue ligado no Bunker para qualquer atualização sobre os eventos citados, ou até mesmo novidades que cheguem ao calendário.