Alinhamento raro entre planetas ocorre nesta sexta (24); Saiba como observar

Fenômeno só deve ocorrer de novo lá em 2040, então vale a pena acordar cedo

Pedro Siqueira Publicado por Pedro Siqueira
Alinhamento raro entre planetas ocorre nesta sexta (24); Saiba como observar

Calma, um segundo Sol ainda não chegou para realinhar a órbita dos planetas, como diria a música, mas um raro alinhamento entre CINCO planetas do nosso sistema solar ficará visível a olho nu durante a madrugada desta sexta-feira (24).

Segundo o National Geographic, o fenômeno está ocorrendo desde o início deste mês, mas terá uma pequena janela de visibilidade maior nas primeiras horas de amanhã. Se você acordar cedo e olhar para o céu, poderá ver Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno alinhados em uma fileira, contando também com a nossa Lua.

Ainda de acordo com a matéria, Netuno e Urano também participam do fenômeno, mas serão mais difíceis de observar, devido à distância e luminosidade.

Uma maneira fácil pode ser você se basear pela posição da Lua e tentar encontrar os outros pontos luminosos no céu um pouco antes do amanhecer, entre as 4 e 6 horas da manhã. Se ainda assim você precisar de uma ajudinha, pode usar aplicativos gratuitos como o Star Walk, disponível para Android e iOS, que determinam a posição dos corpos celestes em relação à sua localização.

Mesmo com um horário bastante ingrato (acordar de madrugada numa sexta é dose…), o fenômeno só vai se repetir daqui a pelo menos 18 anos, lá por 2040. Pense que, pelo menos, você terá uma boa justificativa caso chegue ao trabalho com cara de sono.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1