Por mais que hoje sejam um fenômeno da cultura pop do mundo todo, as exibições de anime eram meio “terra sem lei” nas décadas de 1980 e 1990, especialmente nos Estados Unidos. Um exemplo disso é Sailor Moon, que estreou no país com dublagem em inglês que fortemente modificou o texto original.
Décadas depois, os EUA finalmente receberá uma versão sem censura do anime. A série clássica, da Toei Animation, será exibida no Toonami Rewind, bloco do Cartoon Network dedicado a animes clássicos. A transmissão acontece a partir de 31 de maio. Até o momento, não há previsão dessa versão ser transmitida no Brasil.
As principais diferenças entre a versão em inglês e a japonesa estão nas temáticas LGBTQIA+, que dão as caras tanto no mangá quanto no anime original. Por exemplo, é o caso das Sailor Urano e Sailor Netuno, que são um casal na obra japonesa, mas se tornaram apenas primas na versão dos EUA.
O texto norte-americano tirou muito das questões de sexualidade e gênero, e aliviou bastante a violência da obra de Naoko Takeuchi, e foi justo essa versão que foi distribuída para vários países. Não é o caso do Brasil, que teve a dublagem brasileira moldada pela versão mexicana, que é muito mais próxima do original.
Originalmente exibida entre 1992 e 1997 no Japão, Sailor Moon está disponível nos catálogos da Netflix e Amazon Prime Video.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.
Fonte: Comic Book