Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Diários de uma Apotecária conquista ao unir mistério e comédia | Crítica
Animes e Mangás

Diários de uma Apotecária conquista ao unir mistério e comédia | Crítica

Anime é uma mistura de Sherlock Holmes e House, com protagonista feminina e cenários deslumbrantes

Paloma Pinheiro
Paloma Pinheiro
27.mar.24 às 11h27
Atualizado há cerca de 1 ano
Diários de uma Apotecária conquista ao unir mistério e comédia | Crítica
Crunchyroll/Reprodução

A temporada de outono de 2023 foi marcada por grandes estreias. Além de Frieren e a Jornada para o Além, outro anime recheado de mistério e boas doses de humor roubou o coração do público: Diários de uma Apotecária.

A produção é inspirada na light novel homônima de Natsu Hyuga e Touko Shino e acompanha Maomao, a apotecária do título. Na trama, a jovem usa a própria inteligência e astúcia para sobreviver, em meio às tensões de um palácio imperial.

A 1ª temporada chegou ao fim no último sábado (23) e pode ser uma boa indicação para quem curte mistérios no estilo Sherlock Holmes, ou os icônicos casos médicos de House.

Dramas, intrigas e mistérios

Após sofrer um sequestro, Maomao encara diversos desafios em meio à elite imperial. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

Como dito antes, a história acompanha Maomao, uma jovem que trabalha ao lado do pai, na produção de vários tipos de remédios. Certo dia, a caminho de uma entrega a um cliente, a protagonista é sequestrada e vendida como serva para um palácio imperial.

Nesse cenário, Maomao tenta viver às sombras, enquanto reúne recursos para voltar para casa. Contudo, ela começa a chamar a atenção de pessoas importantes depois que resolve um mistério envolvendo a saúde dos herdeiros do imperador.

A princípio, a história pode parecer um pouco perturbadora, mas o anime logo encontra um bom equilíbrio entre o drama e o humor. Isso, diga-se de passagem, é um feito que pode ser justificado pela força do protagonismo de Maomao, a grande estrela da produção.

Um dos aspectos que chama a atenção é o fato de que Maomao não é uma protagonista idealizada ao extremo. Pelo contrário, ela não tem grandes ambições e possui motivos pessoais para não querer se destacar pela beleza. Com uma personalidade brincalhona e sagaz, ela se sobressai pela incrível habilidade de raciocínio, pela valentia e paixão pelo perigo.

Dito isso, Maomao encanta facilmente o coração do público que gosta de um bom mistério. Narrativamente, o primeiro cour (os 12 episódios iniciais) do anime é superior, pois consegue unir as intrigas e o drama imperial às habilidades médicas da protagonista.

Já no segundo cour, essa relação fica um pouco a desejar. Ainda que empolgante, a segunda parte perde um pouco do ritmo, principalmente quando os mistérios que precisam ser resolvidos não exigem mais os talentos de apotecária de Maomao. Apesar disso, a história de origem da protagonista prende a atenção e chega como uma conclusão satisfatória para uma 1ª temporada.

Boas risadas e cenários deslumbrantes

Cenas mais divertidas de Jinshi e Maomao geram leveza ao anime. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

Entre os demais personagens secundários, as concubinas têm um destaque interessante. Dotadas de uma beleza marcante, elas possuem arquétipos diferentes — o que reforça a diversidade feminina no anime. Por isso, mesmo com diferentes desejos e forças, essas personagens conseguem se ajudar e encontrar o próprio lugar num ambiente hostil e cheio de rivalidades.

Outro grande destaque que não pode ser esquecido é Jinshi. O bonitão misterioso possui uma dinâmica singular com Maomao, o que proporciona ótimas risadas e dá o tom de comédia e romance do anime.

Vale ressaltar, o humor também aparece como um recurso estilístico da animação. Produzido pelos estúdios OLM (Komi Can't Communicate) e TOHO animation, o anime faz um bom uso do estilo chibi, que funciona bem com as presepadas da dupla protagonista e com a adorável versão felina de Maomao.

Além disso, Norihiro Naganuma (The Ancient Magus' Bride) se destaca com uma direção que acentua ainda mais a beleza dos cenários floridos e cheios de cores do anime, bem como o design de personagem - que é expressivo e coerente com a temática imperial. Dessa forma, o saldo é positivo, e a animação é consistente, na maioria dos episódios.

A força e sensibilidade de Maomao

diários de uma apotecária crítica Maomao é uma protagonista singular e encantadora. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

De forma geral, Diários de uma Apotecária é um anime encantador, na medida em que se aproveita, de forma benéfica, de uma protagonista complexa e singular. Quando a determinação e sensibilidade de Maomao são incorporadas à animação, o resultado é uma produção que emociona, faz rir e deixa os espectadores ansiosos por novas aventuras.


Diários de uma Apotecária está disponível no catálogo da Crunchyroll, com 24 episódios. O anime anunciou uma 2ª temporada com previsão de estreia para 2025. Já o mangá está em publicação pela Panini no Brasil.

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast