O YouTube adotou medidas mais rígidas para regular o uso de ferramentas de adblock na plataforma. Nos últimos dias, diversos usuários relataram, pelas redes sociais, a suspensão dos serviços de transmissão, após receberem mensagens solicitando a desativação dos bloqueadores.
- YouTube supera a Netflix e é o streaming mais assistido no Brasil, segundo pesquisa
- Se Deus não dá asa a cobra, esse YouTuber deu pernas robóticas
Ferramenta comum em navegadores de computador e celular, os adblocks escondem os anúncios da tela dos sites visitados e vídeos assistidos, até mesmo no espaço reservado para publicidade, antes do play em cada vídeo.
Pelo Twitter e Reddit, usuários de todo o mundo relataram o bloqueio nas transmissões:
Procurada pelo NerdBunker, a assessoria de imprensa do YouTube confirma as medidas, explicando que o bloqueio se trata de um teste, para incentivo à desativação dos adblocks, ou à assinatura do YouTube Premium. Em comunicado ao site, a empresa diz:
“Estamos realizando uma pequena experiência globalmente que incentiva os espectadores com bloqueadores de anúncios ativados a permitir anúncios no YouTube ou experimentar o YouTube Premium. A detecção de bloqueadores de anúncios não é nova e outros editores pedem regularmente aos espectadores que desativem os bloqueadores de anúncios.”
A plataforma esclarece que o bloqueio de reprodução é temporário e só será ativado caso o usuário ignore os pedidos para desativação de adblockers. O YouTube não confirma se a medida será adotada em definitivo, e reitera que o uso de bloqueadores fere os termos de uso da plataforma.
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e siga a gente nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.