Diretor de Top Gun: Maverick, Joseph Kosinski está habituado a comandar sequências demoradas. Em 2010, o cineasta lançou Tron: O Legado, que chegou quase 30 anos depois do primeiro Tron (1982). Durante muitos anos, especulava-se que um terceiro filme estaria para acontecer, com retorno do elenco e até um título. Agora, Kosinski confirma que não só o projeto morreu, como citou a Marvel e a saga Star Wars como parte do motivo.
Em entrevista à Variety, ele diz:
“Quando fiz Tron: O Legado, a Disney não era dona da Marvel, nem de Star Wars. Nós éramos a opção para uma história de fantasia e ficção científica. Quando você adquire essas outras franquias, faz sentido colocar dinheiro onde é mais garantido e não no garoto esquisito da escola de arte sentado no fundão com unhas pretas. E aquilo era Tron. Mas está tudo bem.”
Kosinski revelou ainda que o longa já estava com roteiro pronto e até storyboards finalizados, praticamente pronto para filmar. O título provisório Tron: Ascension também era usado em notícias de anos atrás.
- Top Gun: Maverick | Crítica
- Top Gun: Maverick teve inteligência artificial simulando voz de Val Kilmer
O Tron original tem Jeff Bridges no papel de um homem que acaba indo parar dentro de um sistema virtual, onde precisa batalhar para sobreviver em jogos perigosos. O filme foi uma inovação nos efeitos visuais da época. O longa está no catálogo brasileiro do Disney+, assim como Tron: O Legado.