Top Gun: Maverick teve inteligência artificial simulando voz de Val Kilmer

Ator perdeu a voz após tratamento de um câncer mas fez questão de retornar para a sequência

Pedro Siqueira Publicado por Pedro Siqueira
Top Gun: Maverick teve inteligência artificial simulando voz de Val Kilmer

Com um dos retornos mais aguardados para Top Gun: Maverick, já em cartaz nos cinemas, o ator Val Kilmer teve auxílio de um software de inteligência artificial para conseguir falar em cena. O astro de Batman Eternamente (1995) perdeu boa parte da voz após o tratamento contra um câncer na garganta em 2014, mas fez questão de retornar para a sequência.

[Atenção: Possíveis spoilers de Top Gun: Maverick abaixo]

Segundo reportagem da Forbes, Kilmer e os produtores fizeram parceria com a empresa Sonatic, que pegou horas de material de arquivo do ator em filmes anteriores para gerar uma voz que fosse coerente com a idade atual do astro, mas ainda assim representasse sua condição de saúde.

No filme, o personagem Iceman também teve problemas de saúde e também perdeu parte da fala, se comunicando através de mensagens em texto. O piloto, no entanto, chega a trocar algumas frases com o Maverick de Tom Cruise em cena emocionante.

Top Gun: Maverick estreou em maio deste ano, trazendo Tom Cruise de volta como o piloto de caças 36 anos após o primeiro Top Gun. Miles Teller, Jon Hamm e Jennifer Connelly completam o elenco.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1