Baldur's Gate 3 tem agradado bastante os jogadores, mas um problema foi identificado nos créditos da tradução brasileira do game. A Altagram Group, empresa responsável pela localização do jogo, parece não ter enviado os nomes dos tradutores brasileiros que participaram do projeto.
- Os 10 melhores jogos de 2023 até agora, segundo a crítica
- Baldur’s Gate 3 tem mais de 500 mil jogadores desde o lançamento
O caso foi divulgado na semana passada, por meio do Twitter (ou X). Os créditos de Baldur's Gate 3, até o momento, incluem apenas os nomes dos executivos e líderes da Altagram.
Com exceção do chefe e do gerente sênior de localização, todos os tradutores do jogo não parecem na lista.
"Parabéns aos heróis que traduziram Baldur's Gate 3! Fico triste que vocês não conseguiram o reconhecimento adequado, mas 'copiar e colar' ainda é um processo complexo para a Altagram Group.Esse atalho, por algum motivo, só parece funcionar para nomes de executivos. Isso é tão estranho!
[...]
Tradutores de Baldur's Gate 3 trabalharam por 3 anos, traduzindo mais de 1 milhão de palavras, e o Altagram Group creditou apenas seus executivos e líderes.
Sejamos claros: essa prática é sempre antiética, mas aqui, como também já aconteceu em Persona, é absolutamente cruel."
Em resposta ao Eurogamer, Michael Dousea, diretor de publicação da Larian Studios, explicou que a desenvolvedora entrou em contato com a Altagram e que todos os créditos ausentes serão adicionados em uma atualização, o "Hotfix 3". A correção estará pronta a tempo do "patch 1".
"Entramos em contato e os obrigamos a consertar isso. [...] Assim que fomos informados, tomamos medidas com o Altagram para remediar isso imediatamente."
Essa não é a primeira vez que o Altagram Group comete erros em listagens de créditos em jogos. Uma situação semelhante aconteceu recentemente com o time de localização alemã de Diablo IV.
Nesta quinta-feira (10), a empresa publicou um longo comunicado em sua conta oficial no Twitter, pedindo desculpas pela omissão de créditos em Baldur's Gate 3. Confira abaixo um trecho traduzido:
"Nos últimos dias, chegou ao nosso conhecimento que a omissão de créditos de tradução de nossa responsabilidade para Baldur's Gate 3 gerou frustração e desapontamento entre a comunidade de tradutores freelance. [...]Assumimos total responsabilidade pela omissão dos nomes de nossos freelancers e pedimos desculpas pelos efeitos que isso teve. Estamos aprendendo com essa experiência e revisando as falhas de nossos processos internos de crédito.[...] Os nomes dos tradutores brasileiros serão incluídos em um próximo patch do jogo."
Baldur’s Gate 3 era um dos jogos mais aguardados do ano, encerrando uma espera de mais de duas décadas pela sequência da franquia. O game está disponível para PC e chegará ao PlayStation 5 em 6 de setembro.
- Confira os principais lançamentos de jogos em agosto de 2023
- Baldur’s Gate 3 ganha memes com peladões e zoeira medieval
Fique de olho por aqui para mais novidades sobre esse e outros jogos. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.